Um estudo sobre linguagem, atenção e práticas escolares: desatenção ou ciclagem do foco atencional
Resumen
A atenção se infiltra no quadro da contemporaneidade em duasmedidas, uma da atenção em si, como parte de nossos processos mentais superiores (cf. Luria, 1991c) cuja concentração parece já não ser tão duradoura, e, na forma em que apresenta natureza desregulada, se tornando patológica e conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH). Na literatura, e muito mais na literatura relacionada ao TDAH, normalmente se menciona a desatenção como se essa se transfigurasse num vácuo e não como se a atenção existisse e estivesse sempre ali, presente como parte do processo atencional, porém em outro foco que não o ideal esperado. Nessa direção, antes de se falar na patologia, em desatenção propriamentedita, a questão em si deveria ser: O que é e como se dá a atenção? Para resgatar essa questão, apresento diversas concepções de atenção feitaspor vários autores clássicos, o que, para além da revisão da literatura, se justifica como uma retomada historicamente constituída do conceito de atenção. Nesse sentido, nascido da essência das ideias e metáforas (livre de implicações teóricas) de vários autores que trataram o tema atenção no decorrer da história, somadas ao aporte da Neurolinguística Discursiva, o modelo aqui apresentado, que contempla o ciclo do processo atencional, nos permite considerar a desatenção como um mito, ou como uma questão de ponto de vista. Tal modelo muito se aproxima da metáfora da atenção vista como uma linha pontilhada, apresentada por Vygotsky, uma vez que, em uma releitura dela, apesar de ser pontilhada, ainda assim constitui-se uma linha contínua, cujo pontilhado pode ser comparado à constante mudança de foco.
Palavras-chave: linguagem, atenção, desatenção, práticas escolares
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