A oralidade sob um olhar dialógico:
reflexões entre as ideias de L. A. Marcuschi e os escritos do Círculo
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.10Palabras clave:
Ideias linguísticas do Círculo, Ideias linguísticas de Marcuschi, OralidadeResumen
No artigo, sustentamos a tese de que a oralidade é uma prática dialógica de linguagem que se orienta na/com/para a interação entre sujeitos. Essa compreensão sustenta-se em uma abordagem linguístico-filosófica de base sociológica e dialógica, propagada/defendida nos escritos do Círculo (Bakhtin, 2003 [1952-1953]), 2010 [1929]; Volochínov, 2013 [1928], 2013 [1930a], 2013 [1930b], 2017 [1929]; Medviédev, 2012 [1928]). A partir dessa orientação, interessa-nos resgatar as ancoragens teóricas de L. A. Marcuschi (1991, 1997a, 1997b, 2001, 2004/05, 2005a, 2005b, 2007, 2008) para o estudo/compreensão da oralidade na perspectiva de estabelecer aproximações entre as ideias desse autor com as ideias dos escritos do Círculo. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico-analítico, com pretensões didáticas, pois entendemos que compreender a base linguístico-filosófica na qual se sustenta uma proposta de ensino de oralidade é fundamental para tomadas de decisões na condução dessa prática na sala de aula. Os resultados desse estudo nos mostram que há aproximações entre as ideias de L. A. Marcuschi e as ideias do Círculo, pois ao tratar de conceitos como língua, enunciado e gêneros textuais, o autor entretece-se da compreensão sociológica e dialógica da linguagem, acrescentando, porém, a esses termos, outros tons valorativos, na perspectiva de torná-los mais compreensíveis ao contexto de ensino.
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