Uma data para celebrar? As representações do 12 de outubro no mundo hispânico sob o olhar decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.09

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar quais elementos semióticos são marcados para construir os sentidos do 12 de outubro no mundo hispânico e como repercutem atualmente. Para tanto, analisamos quatro postagens feitas no dia 12 de outubro de 2020, na conta oficial no Instagram do Gaturro e os comentários dos seguidores sobre o conteúdo postado. A análise está alinhada ao campo teórico da Linguística Aplicada que busca compreender como as práticas sociais constituem e são constituídas pela linguagem (Fabrício, 2017) e ao entendimento de que o meio digital é um espaço em disputa entre os atores sociais (Wood; Smith, 2005). Partimos dos estudos decoloniais, considerando o processo colonial como um advento histórico que influencia na constituição de datas comemorativas, nas representações, nas identidades sociais e na construção da linguagem a partir, principalmente, da racialização (Quijano, 2005; Veronelli, 2019). A investigação é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa de pesquisa social online e de cunho descritivo-interpretativista. Os resultados apontaram que nos comentários há questionamentos sobre os sentidos da data, porém os elementos semióticos das quatro postagens encadeiam ideários coloniais como: a imagem cristalizada dos povos indígenas, a fé cristã, o nacionalismo e a figura de Colombo, reforçando colonialidades.

Palavras-chave: linguagem; colonialidades; decolonialidade.

Biografia do Autor

Doris Matos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

Gabriela Botelho, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Linha de Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora substituta no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa DInterLin: Diálogos Interculturais e Linguísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Matos, D., & Botelho, G. (2023). Uma data para celebrar? As representações do 12 de outubro no mundo hispânico sob o olhar decolonial . Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.09