Desafios e perspectivas epistemológicas para o ensino de línguas na pós-modernidade à luz da Linguística Aplicada Crítica e do Pós-Método

Autores/as

  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.05

Resumen

Este artigo apresenta os principais desafios e perspectivas epistemológicas relacionadas ao ensino e aprendizagem de línguas, na época denominada pós-moderna. Está respaldado em princípios da Pedagogia Pós-método e da  Linguística Aplicada Crítica. A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, com uso do método da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam entre os principais desafios, a adoção de uma atitude disruptiva epistemológica,   metodológica e decolonial, a compreensão da sala de aula como espaço produtivo  de construções identitárias, de questionamento das tradições culturais e de fomento às práticas translíngues, a utilização do pós-método como um movimento questionador de metodologias, abordagens e currículos e o deslocamento das fronteiras, sob a égide de  perspectivas epistemológicas críticas,  fronteiriças, translíngues, dialógicas, decoloniais e de multiletramentos. 

Palavras-chave: Ensino de línguas; Pós-método; Linguística Aplicada Crítica.

Biografía del autor/a

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Doutora em Linguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Atualmente, é coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Weirich da Silva Coelho, I. M. (2023). Desafios e perspectivas epistemológicas para o ensino de línguas na pós-modernidade à luz da Linguística Aplicada Crítica e do Pós-Método. Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.05