Ligações vertiginosas: violência verbal em ‘comentários’ nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.07Resumen
Partindo do pressuposto de que o ‘comentário’ é, na sua essência, uma tomada de posição sobre algo anteriormente dito ou escrito, propomonos, neste estudo, observar, numa perspectiva enunciativo-pragmática, as estratégias linguísticodiscursivas que dominam estes espaços considerados espaços de agressividade e violência verbal. Com base numa notícia de um jornal online português sobre uma polémica desencadeada pelo líder do partido populista CHEGA, pretendemos refletir sobre as formas que estão ao serviço da construção das imagens dos enunciadores, convocando as teorias da face e a noção de ethos discursivo. O nosso objetivo é compreender como se constrói no comentário o discurso de exacerbação e de intolerância e quais os atos ameaçadores da face (FTAs) que predominam. Os comentários serão analisados com base nos estudos da agressividade e violência verbais (Culpeper, 2011; Bousfiled & Locher 2008), em diálogo com estudos pragmáticos (Goffman, 1967; Brown & Levinson, 1987) e com estudos sobre discurso polémico (Kerbat-Orecchioni 2008). Destacar-se-ão os FTAS, nomeadamente os atos de acusação e de difamação e os insultos, ensaiando comprovar que neste palco mediatizado das redes sociais se assiste a uma banalização crescente da violência verbal.
Palavras-chave: comentário digital; redes sociais; agressividade e violência verbal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.