O uso da técnica do mata-leão em abordagem policial: um estudo multimodal de fala-em-interação

Autores/as

  • Amanda Dinucci Almeida Bühler Velasco Colégio Pedro II https://orcid.org/0000-0001-9046-4068
  • Maria do Carmo Leite de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Paulo Cortes Gago Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.06

Resumen

O uso ético da força em abordagens policiais tem recebido cada vez mais destaque na discussão sobre a violência policial no Brasil e no mundo. Neste artigo, examinamos, à luz da Análise da Conversa Multimodal (ACM), um vídeo postado no YouTube que registra o emprego da técnica de imobilização conhecida popularmente como mata-leão. Os resultados demonstram que a tomada de decisão do uso da força é um processo interpretativo, coconstruído interacionalmente. Considerando-se os protocolos institucionais oficiais sobre o uso progressivo da força, a videoanálise indica adiantamento de condutas corporificadas de coerção dos policiais. Revela também modelos culturais postos em ação na conduta policial. Assim, reivindicamos a relevância dos conhecimentos interacionais como nova chave analítica para se entender a tomada de decisão policial e o uso progressivo da força, destacando-se seu potencial para a formação policial. 

Palavras-chave: Análise da Conversa Multimodal; Mata-leão; Violência Policial.

Biografía del autor/a

Amanda Dinucci Almeida Bühler Velasco, Colégio Pedro II

PhD em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020), doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018), mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) e graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência como pesquisadora na área de Linguística, com ênfase nos estudos da fala-em-interação e da multimodalidade. Apresenta especial interesse pela comunicação em contextos policiais. Possui experiência também como professora na educação básica e no ensino superior. Atualmente, é professora efetiva do Colégio Pedro II.

Maria do Carmo Leite de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) , mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) , doutorado em Linguística Aplicada ao Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2005) . Atualmente é Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, orientando dissertações e teses e atuando como professora convidada em disciplinas de pós-graduação stricto sensu no Departamento de Letras e lato sensu no Institudo de Administração e Gerência - IAG da PUC-Rio. Participa de equipes de consultoria a empresas sobre comunicação nas organizações e atua como professora em cursos de especialização, em disciplinas voltadas para a comunicação interpessoal, intercultural, comunicação oral e escrita, atendimento a cliente etc. Atua na área de Linguística Aplicada, e Análise do Discurso, sendo seus interesses de pesquisa a interação em contextos institucionais; a linguagem e as práticas profissionais, nos cenários empresarial, educacional, jurídico, político e da mídia; a comunicação nas organizações pós-burocráticas, face, identidade e (in)polidez em interações face a face e mediada pela tecnologia; o trabalho no mundo globalizado e as práticas de atendimento; competência interpessoal e (in)sucesso profissional.

 

 

Paulo Cortes Gago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras pela Universidade Federal Fluminense com Licenciatura em Português/Alemão (1993), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ao longo de seu percurso, passou por algumas instituições públicas de ensino superior. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2002 – 2015), foi Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Linguística, lecionando nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa na graduação. Aí, teve a oportunidade de ser editor da Revista Veredas de Estudos Linguísticos entre os anos de 2003 e 2009 e coordenador do comitê de ética em pesquisa em seres humanos,  entre setembro de 2013 e fevereiro de 2015. No período de 2006 a 2009, foi Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) do Departamento de Linguística. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do departamento de Letras Anglo-Germânicas, e trabalha com o ensino de Alemão como Língua Estrangeira (DaF) na graduação, atuando também no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisa na área de Linguagem e Interação. Nos últimos anos, tem investigado práticas profissionais em contextos institucionais, com ênfase na intervenção de terceiras partes em situações de conflito, como o PROCON e a Vara de Família.

Publicado

2021-09-03

Cómo citar

Velasco, A. D. A. B., de Oliveira, M. do C. L., & Gago, P. C. (2021). O uso da técnica do mata-leão em abordagem policial: um estudo multimodal de fala-em-interação . Calidoscópio, 19(2), 243–261. https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.06

Número

Sección

Artigos