Os desafios do magistério: contribuições da avaliação para a socioconstrução de identidades em narrativas de sofrimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.05Resumen
Este artigo busca refletir sobre as práticas cotidianas de professores da Educação Básica, a fim de contribuir para questões ligadas à formação continuada do professor no cenário social atual. O estudo analisa narrativas orais de experiências pessoais produzidas por quatro docentes, quando discutem questões voltadas à educação, sobretudo àquelas relacionadas aos desafios do magistério. A coconstrução das identidades dos professores, emergentes em seu discurso narrativo, é investigada, bem como as instâncias avaliativas que contribuem para a reconstrução de tais identidades. Recorremos às abordagens estruturais e interacionais para a análise das narrativas, em interface com a perspectiva socioconstrucionista de identidades e com a visão interacional de avaliação. A metodologia qualitativa foi utilizada e os resultados indicam que os participantes avaliam suas experiências docentes a partir dos desafios que enfrentam em sala de aula, produzindo narrativas de sofrimento que reportam suas dificuldades diárias.
Palavras-chave: Formação docente continuada; Coconstrução de identidades; Narrativas de sofrimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.