Os desafios do magistério: contribuições da avaliação para a socioconstrução de identidades em narrativas de sofrimento

Autores/as

  • Adriana Rodrigues de Abreu Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Adriana Nogueira Accioly Nobrega Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.05

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as práticas cotidianas de professores da Educação Básica, a fim de contribuir para questões ligadas à formação continuada do professor no cenário social atual. O estudo analisa narrativas orais de experiências pessoais produzidas por quatro docentes, quando discutem questões voltadas à educação, sobretudo àquelas relacionadas aos desafios do magistério. A coconstrução das identidades dos professores, emergentes em seu discurso narrativo, é investigada, bem como as instâncias avaliativas que contribuem para a reconstrução de tais identidades. Recorremos às abordagens estruturais e interacionais para a análise das narrativas, em interface com a perspectiva socioconstrucionista de identidades e com a visão interacional de avaliação. A metodologia qualitativa foi utilizada e os resultados indicam que os participantes avaliam suas experiências docentes a partir dos desafios que enfrentam em sala de aula, produzindo narrativas de sofrimento que reportam suas dificuldades diárias.

Palavras-chave: Formação docente continuada; Coconstrução de identidades; Narrativas de sofrimento.

Biografía del autor/a

Adriana Rodrigues de Abreu, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Eleita como representante discente na Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio, com exercício em 2016. Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Graduada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP). Foi bolsista FAPERJ 10 durante o Mestrado e bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), na graduação. Atualmente é professora das Redes Municipais de Ensino do Rio de Janeiro e de Magé.Faz parte do Grupo de Pesquisa Análise sistêmico-funcional e Avaliatividade no Discurso e é membro associado da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN.

Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio. Dedica-se a pesquisas interdisciplinares na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise de discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: emoções no ensino-aprendizagem de línguas, estudos da narrativa, estudos de identidades, estudos de crenças e multiletramentos.

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

Abreu, A. R. de, & Nobrega, A. N. A. (2020). Os desafios do magistério: contribuições da avaliação para a socioconstrução de identidades em narrativas de sofrimento. Calidoscópio, 18(3), 570–589. https://doi.org/10.4013/cld.2020.183.05