Da internacionalização à regionalização da educação: ressignificando a prática de mobilidade estudantil a partir de uma ação político-linguística educativa

Authors

  • Glenda Heller Cáceres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.08

Abstract

O trabalho que aqui apresentamos vai à contracorrente da configuração de um cenário global, no qual a prática da internacionalização no Ensino Superior vem crescendo exponencialmente, especialmente no que se refere a relações educacionais mercadológicas do tipo sul-norte. A política-linguística educativa proposta, que envolveu uma experiência de imersão na Argentina, proporcionada a alunos de Ensino Médio brasileiros, e da qual se originam os dados analisados, permitiu o questionamento sobre as representações dos participantes acerca das línguas envolvidas em práticas de mobilidade estudantil. Com esse objetivo em vista, e apoiando-nos nas estratégias metodológicas da Teoria Fundamentada, mostramos como ações encabeçadas por educadores podem levar à percepção crítica da realidade sociolinguística regional por parte dos estudantes e, ainda, à criação de um caminho que conduza ao estabelecimento de uma cidadania sul-americana.

Palavras-chave: representações; mobilidade estudantil; regionalização.

 

Author Biography

Glenda Heller Cáceres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Linguística Aplicada (2017) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É mestre em Estudos da Linguagem - Linguística Aplicada (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras - Habilitação Espanhol e Literaturas (2006), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e aperfeiçoamento em Ensino de Espanhol como Língua Segunda e Estrangeira (2008), pela Universidad de Buenos Aires (UBA).

Published

2019-10-25

How to Cite

Cáceres, G. H. (2019). Da internacionalização à regionalização da educação: ressignificando a prática de mobilidade estudantil a partir de uma ação político-linguística educativa. Calidoscópio, 18(1), 142–161. https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.08