Aspectos de ensino e de aprendizagem na alfabetização de crianças

Authors

  • Meirielle Tainara Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Cláudia Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.03

Abstract

Este artigo apresenta estudo experimental, conduzido como parte de pesquisa de mestrado em Linguística, área de concentração Psicolinguística, com o objetivo de investigar os seguintes aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem na formação de leitores e leitoras na alfabetização: consciência fonêmica (Testes da Bateria Balesc, Godoy, 2001) e leitura (Testes da Bateria de Recepção e Produção da Linguagem, Scliar-Cabral, 2003) dos(as) estudantes, e objeto e realização das aulas (Protocolo de Observação de aulas). O estudo foi desenvolvido com duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais, totalizando 22 participantes. Os resultados obtidos indicam a não promoção da alfabetização durante o ano letivo e a não sistematização do ensino do sistema de escrita alfabético, em nenhum dos contextos estudados.

Palavras-chave: alfabetização; ensino e aprendizagem de leitura; psicolinguística.

Author Biographies

Meirielle Tainara Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Cláudia Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Linguística (2004), na área de concentração Psicolinguística, com pós-doutoramento (2006) pela mesma IES.

Published

2019-12-20

How to Cite

Souza, M. T., & Souza, A. C. (2019). Aspectos de ensino e de aprendizagem na alfabetização de crianças. Calidoscópio, 18(1), 47–66. https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.03