Aspectos de ensino e de aprendizagem na alfabetização de crianças
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.03Abstract
Este artigo apresenta estudo experimental, conduzido como parte de pesquisa de mestrado em Linguística, área de concentração Psicolinguística, com o objetivo de investigar os seguintes aspectos relativos ao ensino e à aprendizagem na formação de leitores e leitoras na alfabetização: consciência fonêmica (Testes da Bateria Balesc, Godoy, 2001) e leitura (Testes da Bateria de Recepção e Produção da Linguagem, Scliar-Cabral, 2003) dos(as) estudantes, e objeto e realização das aulas (Protocolo de Observação de aulas). O estudo foi desenvolvido com duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais, totalizando 22 participantes. Os resultados obtidos indicam a não promoção da alfabetização durante o ano letivo e a não sistematização do ensino do sistema de escrita alfabético, em nenhum dos contextos estudados.
Palavras-chave: alfabetização; ensino e aprendizagem de leitura; psicolinguística.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I grant the journal Calidoscópio the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.