Outline of a business strategy to guide teachers: Production and Consumption of Dead Horse for Education

Authors

  • Rosa Maria da Silva Medeiros Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (Campus Caicó)
  • Maria Angélica de Oliveira É professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Denise Lino de Araújo É professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Abstract

We propose, in the light of Foucault’s theories and the notion of Production and Consumption of written objects, bequeathed by Certeau, contributions from Chartier etc., analyze linguistic and discursive aspects of the lesson Dead Horse (CM), conveyed by a public-private initiative program (IMS – Integrated Management System). We aim at identifying the representation of the reader presupposed in the lesson in order to set out the identity profile of Teacher built for this purpose; and analyzing compositional devices and discursive responses of two managing participants in the course of SGI in Campina Grande – PB in order to confront interpretive gestures of the reading activity with the representation of the lesson reader. We found that the CM lesson is configured as a governmentality instrument whose discursive strategies aimed at implementing a ‘new’ conduct in Educators, with the assumption of leading them to the promised education of quality. This new approach involves a real will on education as servile and entrepreneurship as prominent. The subservience of education is materialized by the permissiveness in dealing with the interference of others in the area. And the business community of prominence, the pride with which it appropriates the ‘task’ to direct the improvement of education and (dis)qualify educators. This article refers to issues that are recurrently discussed in the area of educational policy; however they need to have resonance between the independent teachers’ level of education and professional expertise. It approached Education – no matter there were problematic, political, educational or theoretical-methodological suggestions, the context should trigger an identification within all professionals to ratify, discuss or dispute these suggestions. It seems that there are still among us, teachers and educators, such a dispersion that allows ‘others’ to (un) say and (un)do the educational area without a minimum scientific zeal.

Keywords: teacher’s identity profile, real wills and business perspective in Education.

Author Biographies

Rosa Maria da Silva Medeiros, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (Campus Caicó)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Atualmente é doutoranda pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Caicó). Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de língua portuguesa, Gramática, Literatura e Ensino, Análise do discurso de linha francesa e Prática Pedagógica.

Maria Angélica de Oliveira, É professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) , especialização em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998) , mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) . Atualmente é é professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Revisor de periódico da Revista Letras Raras, Revisor de periódico da Revista Leia Escola, Revisor de periódico da Revista Saúde e Ciência e da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fábula, Interdiscursividade, Leitura, língua falada.

Denise Lino de Araújo, É professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

Denise Lino de Araújo tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente "mestiça e indisciplinar", construída nos pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, os letramentos múltiplos na escola e a formação de professores de Português. Suas pesquisas, atualmente, focalizam objetos de ensino, formação de professores e o ENEM, no âmbito das quais orienta pesquisas de mestrado e doutorado. Ex-tutora do PET LETRAS UFCG.

Published

2015-04-20

How to Cite

Medeiros, R. M. da S., Oliveira, M. A. de, & Araújo, D. L. de. (2015). Outline of a business strategy to guide teachers: Production and Consumption of Dead Horse for Education. Calidoscópio, 13(1), 68–82. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.07