Ruptures and continuities in Critical Applied Linguistics: A historiographic approach

Authors

  • Marco Túlio de Urzêda Freitas Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Rosane Rocha Pessoa Universidade Federal de Goiás (UFG)

Abstract

In this text, we make use of principles of Linguistic Historiography to present some theoretical ruptures and continuities of the concept Critical Applied Linguistics. Supported by theoretical premises of Applied Linguistics and Critical Applied Linguistics, we describe and analyze the five types of politics presented by Alastair Pennycook in the book Critical applied linguistics: a critical introduction. In the end, we conclude that these five types of politics point to the politicization of Applied Linguistics, and simultaneously, to the continuity of the reflections that seek to legitimate the scientifi city and the social relevance of this research field.

Key words: ruptures and continuities, critical applied linguistics, linguistic historiography.

Author Biographies

Marco Túlio de Urzêda Freitas, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Marco Túlio de Urzêda Freitas é graduado em Letras, habilitação Inglês, pela Universidade Federal de Goiás (doravante UFG). Atuou como professor de inglês no Curso Pré-Vestibular da Comunidade FazArte da UFG e como colaborador em atividades de pesquisa e ensino no Colégio Estadual Prof. Pedro Gomes. Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, nível Mestrado. É professor auxiliar da Faculdade de Letras da UFG, ministrando aulas no Curso de Licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, e professor de inglês no Centro de Línguas da UFG. Representa a América Latina no grupo de escritores/as convidados/as (guest writers) do GAB (Gender Across Borders: a Global Feminist Blog), um site no qual publica, esporadicamente, textos sobre raça, gênero, sexualidade, língua(gem) e educação. Participa de três grupos de estudos vinculados ao CNPq: 'Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira', 'Grupo de Estudos Linguísticos Pós-estruturalistas e Práticas Identitárias' e 'Formação de professores de língua estrangeira'. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras/inglês; pesquisa colaborativa; formação crítica de professores/as de línguas; currículo e diversidade cultural; crítica do conhecimento; estudos feministas, pós-coloniais e decoloniais em Linguística Aplicada; língua(gem) e práticas contra-hegemônicas; e formação intercultural bilíngue de professores/as indígenas.

Rosane Rocha Pessoa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Rosane Rocha Pessoa possui graduação em Letras Modernas Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1989) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores/as de Língua Estrangeira, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino crítico de língua estrangeira, formação crítica de professores/as, pesquisa colaborativa e mudança de professores/as. Organizou, juntamente com a professora da UFMT Julma Dalva Vilarinho Pereira Borelli, o livro "Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira".

Published

2012-08-15

How to Cite

Urzêda Freitas, M. T. de, & Pessoa, R. R. (2012). Ruptures and continuities in Critical Applied Linguistics: A historiographic approach. Calidoscópio, 10(2), 225–238. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.102.09

Issue

Section

Articles