(Re)Textualization of Teaching Materials for a Scientific Education Proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.11

Keywords:

Emerging genre, Collaborative research, Study of grammar

Abstract

This article explores the process of (re)textualizing Didactic Videos (DV) from Didactic Texts (DT), developed within the context of LabGram, a platform designed to support the practice of Scientific Education, usable in Brazilian schools. Based on Design-Based Research (DBR), the study aims to create multimodal materials that promote grammar teaching in Portuguese Language classes for basic education students. Marcuschi's studies were crucial in theoretically supporting the creation of emerging genres that dynamically and interactively connect theory and practice. The DBR methodology enabled an interventive and collaborative approach, resulting in the conception of DV that extend the use of DT through multimodal resources. The results indicate that the retextualization of these teaching materials contributes to a more meaningful, accessible and innovative study of grammar.

Author Biography

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística
Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University
(Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica
(CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Titular (Classe E) na Universidade Federal do
Tocantins (UFT), onde leciona na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no
Câmpus de Palmas, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, no Câmpus de Porto
Nacional. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de
Língua e Literatura, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). É
coordenador do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens (PLES) e do Laboratório
Virtual de Pesquisa Escolar com Gramática (LabGram). Foi docente do Mestrado
Profissional em Letras (ProfLetras), na UFNT. É bolsista de produtividade do CNPq
(PQ 1D) e segundo secretário da Gestão 2023-2025, Pluralizar e Democratizar, da
Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É representante regional
(Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de
Linguística Sistêmico-funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem
experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do
Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros
textuais, alfabetização, material didático, currículo, práticas de escrita, práticas de
leitura, formação de professores e educação científica. Foi membro do Comitê de
Assessoramento de Letras e Linguística - CA-LL/CNPq (2021-2024) e coordenou o
Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e
Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho
Consultivo (2018-2019) da ALAB. É membro da ALAB, da Associação Brasileira de
Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na
Linguística Aplicada (ANPOLL).

Published

2024-12-16

How to Cite

Mendes, J., & Rodrigues Silva, W. (2024). (Re)Textualization of Teaching Materials for a Scientific Education Proposal. Calidoscópio, 22(1), 201–222. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.11