Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais

Authors

  • Fernanda Miranda Cruz Universidade Federal de São Paulo Docente- Professora Adjunta III.Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras
  • Ana Carina Tamanaha Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.04

Abstract

Este artigo analisa interações de duas crianças de sete anos não verbais com Transtorno do Espectro do Autismo e uma fonoaudióloga. Foram analisados cinco excertos extraídos de registro audiovisual de sessões individuais e presenciais de intervenção fonoaudiológica em que essas crianças são introduzidas a um sistema de comunicação por cartões com figuras. As análises revelam que as dinâmicas interacionais construídas via cartões estão intrinsicamente relacionadas aos arranjos do espaço físico; aos movimentos corporais dos participantes; à trajetória sequencial de múltiplas atividades e à própria materialidade do sistema de comunicação como uma estrutura semiótica. Uma análise multimodal, atenta às temporalidades, às trajetórias e às projeções das ações construídas em silêncio, permitiu mostrar como o trabalho de implementação de um sistema de comunicação alternativo para indivíduos não verbais está imbricado em uma complexa dinâmica interacional e multimodal (material, corporal e linguística) da interação face a face.   

Palavras-chave: Transtorno de Espectro do Autismo; interação corporificada; sistemas de Comunicação Aumentativa e Ampliada.  

Author Biographies

Fernanda Miranda Cruz, Universidade Federal de São Paulo Docente- Professora Adjunta III.Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sao Paulo, Campus Guarulhos-SP. Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França

Ana Carina Tamanaha, Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora Afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Pesquisadora do Núcleo de Investigação Fonoaudiológica em Crianças e Adolescentes com TEA (NIFLINC-TEA). 

 

Published

2021-09-03

How to Cite

Cruz, F. M., & Tamanaha, A. C. (2021). Do silêncio às ações corporificadas em interações de crianças com Transtorno do Espectro do autismo não-verbais . Calidoscópio, 19(2), 209–223. https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.04