Saberes em (trans)formação contínua: uma abordagem metodológica na análise das práticas de formação para o ensino da escrita
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.11Resumo
A nossa investigação interessa-se pelo efetivo impacto de uma formação contínua, para o ensino da escrita, nas práticas dos professores em sala de aula, ou seja, pela identificação dos saberes que são recuperados, transformados e/ou eliminados, na passagem da formação para a prática, in loco. Neste texto, o nosso enfoque está colocado na oficina de formação, analisando-se as interações ocorridas entre o formador e os formandos, graças à gravação audiovisual realizada. Mais especificamente: i) apresentaremos a abordagem metodológica adotada para a análise; e ii) descreveremos duas das análises feitas – a nível das categorias de saber presentes e dos obstáculos identificados –, para também demonstrarmos algumas das potencialidades de tal abordagem. Os resultados obtidos evidenciam as virtualidades do dispositivo de análise e o facto de que os saberes apenas tendem a ser assimilados, quando o formando não só pode refletir sobre os conhecimentos que construiu, e as práticas que implementou, como também é capaz de reconhecer que os novos conhecimentos e as novas práticas estão intimamente relacionados com as suas preocupações pedagógicas e didáticas.
Palavras-chave: formação de professores; circulação de saberes; escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.