Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira

Autores

  • Eliane Gouvêa Lousada USP
  • Suélen Maria Rocha USP

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.05

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de formação para professores de francês como língua estrangeira que articula três vertentes teóricas de base vygotskiana (Vygotski, 1934/1997, 2009): a engenharia didática, a clínica da atividade e a ergonomia da atividade. Também temos como objetivo mostrar uma análise das dificuldades dos professores a partir de suas percepções sobre elas, refletindo sobre o papel do método da autoconfrontação nesse contexto formativo. Partindo da hipótese de que a construção dos saberes do métier dos futuros profissionais não depende só de apropriação de saberes teóricos, mas, também, da busca de respostas às perguntas que se colocam na prática, concebemos um dispositivo de formação inspirado em Bulea e Bronckart (2010, 2012), no qual procuramos articular dois tipos de dimensões: a) dimensão epistêmica, em nosso caso, o trabalho com a  transmissão de saberes da didática a respeito do ensino e da aprendizagem dos gêneros textuais; b) dimensão praxiológica, que diz respeito à análise das práticas efetivas, possível, em nosso caso, com o uso de entrevistas em autoconfrontação (Clot et al., 2001) durante e após a implementação das sequências didáticas elaboradas. As análises das entrevistas evidenciaram que as percepções dos obstáculos são transformadas pelo olhar dos pares e pelo olhar do próprio professor, contribuindo para a aprendizagem dos saberes a ensinar e para ensinar (Hofstetter e Schneuwly, 2009) do métier de professor.

 

Palavras-chave: dimensão epistêmica; dimensão praxiológica; saberes do métier.

Biografia do Autor

Eliane Gouvêa Lousada, USP

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP), Professora do Departamento de Letras Modernas (FFLCH/USP), Pesquisadora CNPq-2.

Suélen Maria Rocha, USP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (FFLCH/USP), com período sanduíche na Universidade de Genebra e fomento da CAPES.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Lousada, E. G., & Rocha, S. M. (2020). Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira. Calidoscópio, 18(2), 328–350. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.05

Edição

Seção

Artigos