Impolidez em textos on-line no facebook: análise das escolhas lexicais numa perspectiva textual-interativa

Autores

  • Ricardo Rios Barreto Filho Universidade Federal de Pernambuco
  • Herbertt Neves Universidade Federal de Campina Grande
  • Kazue Saito Monteiro de Barros Universidade Federal de Pernambuco/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Resumo

Com o aumento do tempo que o brasileiro passa nos sites de redes sociais, a Sociolinguística Interacional aumenta seu interesse em relação às interações nessas novas ferramentas, particularmente no Facebook – a mais utilizada no Brasil. Este artigo visa a estudar como se configura a impolidez em um texto on-line publicado no Facebook e qual o papel do léxico nos estudos da impolidez. Compreendemos aqui a (im)polidez como um fenômeno avaliativo por meio do qual é julgada a adequabilidade social dos comportamentos, normalmente rotulados como: polidos, impolidos, rudes, corteses, agressivos, excessivamente polidos etc. Por sua vez, a impolidez, segundo Culpeper e Hardaker (2017), é o termo técnico que designa os comportamentos normalmente julgados como inadequados socialmente. Para alcançarmos nosso objetivo, este trabalho propõe um estudo exploratório em que vamos analisar um texto publicado no Facebook observando as fórmulas convencionalizadas de impolidez e as escolhas lexicais sob uma perspectiva textual-interativa. Os resultados apontam que o estudo do léxico contribui enriquecendo a análise da impolidez no que diz respeito aos aspectos linguísticos e que as características da interação no Facebook estimulam o aparecimento da impolidez muito mais direcionada aos posicionamentos ideológicos dos interlocutores do que a indivíduos em separado.

Palavras-chave: Interação; Impolidez; Léxico; Facebook.


Biografia do Autor

Ricardo Rios Barreto Filho, Universidade Federal de Pernambuco

É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Departamento de Letras. É doutor em Letras (concentração em Linguística), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também obteve o título de mestre e licenciado em Letras, e integra o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e da Escrita (NELFE), sediado na UFPE e cadastrado no CNPq. Suas principais áreas de interesse são: Sociolinguística Interacional, (Im)polidez e Interação on-line.

Herbertt Neves, Universidade Federal de Campina Grande

Herbertt Neves é professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) da UFPE. É mestre em Linguística e graduado em Letras (licenciatura e tradução português/francês) também pela UFPE. Integra o Núcleo de Estudos Linguísticos da Fala e da Escrita (NELFE), sediado na UFPE e cadastrado no CNPq. Tem interesse pelas áreas de Linguística Textual, Lexicologia, Sintaxe Funcionalista, História do Português e Ensino de Língua Portuguesa.

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no Departamento de Letras e no Curso de Pós-graduação em Letras e Linguística. Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aperfeiçoamento em Linguística pela mesma instituição, Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e título de PhD em Language and Linguistics pela University Essex, UK. Foi membro titular e coordenadora do Comitê de Assessoramento de Letras e Linguística do CNPq, membro da Câmara de Pesquisa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – Facepe, tendo cumprido diversos mandatos na agência. É pesquisadora bolsista de produtividade nível 1 do CNPq desde os anos 90 e assessora da Capes. Foi editora da área de Linguística da Revista Investigações, da Pós-graduação de Letras / UFPE e é membro do conselho editorial de várias revistas nacionais. É líder do Núcleo de Estudos da Fala e da Escrita – Nelfe e vice-presidente da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso - Aled. Tem experiência na área de Linguística, com publicações nos seguintes temas: interação verbal, domínios discursivos, discurso científico e pedagógico, produção textual e ensino, estratégias de (im)politeness

Downloads

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Rios Barreto Filho, R., Neves, H., & Saito Monteiro de Barros, K. (2019). Impolidez em textos on-line no facebook: análise das escolhas lexicais numa perspectiva textual-interativa. Calidoscópio, 17(3), 433–452. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.173.02