O uso agressivo da linguagem em uma audiência: uma abordagem discursiva e interacionista para o estudo da im/polidez
Resumo
Pesquisadores contemporâneos da im/polidez têm apontado limitações nas abordagens tradicionais do fenômeno, como, por exemplo, a ausência de uma concepção interacional da im/polidez e a utilização do ato de fala como unidade de análise. Na busca por superar essas limitações, esses pesquisadores têm procurado, dentre outras ações, investigar as funções comunicativas das estratégias de im/ polidez em ambientes institucionais precisos. Inserido nesse contexto, este artigo tem como objetivo evidenciar que o Modelo de Análise Modular do Discurso pode constituir uma alternativa teórica e metodológica para o estudo das estratégias de im/polidez. Para isso, analisamos um excerto de uma audiência de que participam a juíza e o acusado de agressão contra sua ex-companheira. Com o estudo desse excerto, foi possível investigar a maneira como os interactantes se valem da linguagem para negociar (subverter, rejeitar, sustentar) propriedades do contexto, reivindicando ou questionando os direitos e os deveres associados a seus status sociais, e, assim, construir conjuntamente imagens de si e do outro. Com o Modelo de Análise Modulardo Discurso, foi possível, desse modo, revelar a natureza interacional, dinâmica e situada da im/polidez.
Palavras-chave: abordagem modular; audiência; im/polidez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.