A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares

Autores

  • Marilene Assis Mendes Universidade Regional de Blumenau - FURB; Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Adriana Fischer Universidade Regional de Blumenau - FURB

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar relações entre práticas vernaculares e dominantes de letramentos com tecnologias digitais (TDs) desenvolvidas por alunos de um curso de graduação tecnológica. Constitui um recorte de uma pesquisa maior (2016-2017) de abordagem qualitativa com perspectiva etnográfica. Os aportes teóricos contemplam os Novos Estudos do Letramento e pesquisas sobre TDs e educação. Os dados revelam que a instituição educacional é o principal local de acesso à internet para muitos alunos e que nela são desenvolvidas práticas de letramentos com TDs tanto dominantes quanto vernaculares. Essa constatação sugere que a instituição pode agregar elementos aos processos de ensino e aprendizagem caso opte por incluir e reconhecer práticas de letramentos vernaculares com TD que são mais próximas da realidade dos alunos.

Palavras-chave: estudos dos letramentos, educação superior, letramentos digitais, letramentos vernaculares.

Biografia do Autor

Marilene Assis Mendes, Universidade Regional de Blumenau - FURB; Instituto Federal do Ceará - IFCE

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Ocupa o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no IFCE. Especialista em Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas (2015), e em Metodologias para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2008), pela UECE. Pesquisa os seguintes temas: letramentos acadêmicos, tecnologias digitais, multimodalidade, docência para o ensino superior.

Adriana Fischer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora (2007) e Mestre (2001) em Linguística pela UFSC. Docente do Departamento de Letras e do Mestrado em Educação da FURB – Blumenau. Foi Investigadora Auxiliar no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Braga – Portugal (2009-2011). Pesquisa os seguintes temas: ensino superior e letramentos, formação de professores de língua portuguesa, ensino e aprendizagem de gêneros discursivos.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Mendes, M. A., & Fischer, A. (2018). A instituição educacional e os letramentos acadêmicos com tecnologias digitais: entre práticas dominantes e vernaculares. Calidoscópio, 16(3), 506–517. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.14