Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa

Autores/as

  • Janayna Bertollo Cozer Casotti UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Santinho Ferreira de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumen

Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.

Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.

Biografía del autor/a

Janayna Bertollo Cozer Casotti, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Janayna Bertollo Cozer Casotti é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2010) e professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua na graduação em Letras e na pós-graduação em Linguística, com pesquisas que envolvem ensino de leitura e produção de textos em diversos contextos (inclusive digital), gêneros do discurso e ensino, sequências didáticas, letramentos, formação docente.

Santinho Ferreira de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Defendeu tese intitulada "A mulher leitora: o compromisso entre ler e ver", aos 17 de abril de 2009, junto ao Doutorado em Letras - Estudos de Literatura (Brasileira), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Letras (Língua Portuguesa), obtido em 1977 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com a dissertação Prescrição, Descrição, Produção - três abordagens de ensino. É Professor Associado III da Universidade Federal do Espírito Santo. Seus estudos recaem sobre português, língua estrangeira; produção em leitura; produção em escrita; TICs e ensino de língua portuguesa.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Casotti, J. B. C., & Souza, S. F. de. (2018). Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa. Calidoscópio, 16(3), 481–490. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.12