Práticas interacionais em ambiente digital e ensino de língua portuguesa
Resumen
Há hoje muitas discussões em torno da inserção das novastecnologias da informação e comunicação (NTICs) em contextos educacionaise da emergência de práticas pedagógicas que contemplem osdesafios da contemporaneidade. Este trabalho surge com vistas a refletirespecificamente sobre o ensino de língua portuguesa em contexto digital,buscando verificar como alunos de um curso de Português a distânciainteragem em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e, assim, constroemconhecimentos. A partir de dados gerados em um fórum do cursode Português Instrumental a distância, cujo objetivo era estimular a manifestaçãodos alunos em relação ao curso, analisam-se os comportamentosenunciativos apresentados por eles na mise en scène do ato comunicativode que participam em contexto digital. Desse modo, consideram-se, aqui,conceitos teóricos relacionados com as práticas de letramento digital,em diálogo com a concepção de ato de linguagem como interação deintencionalidades, própria da Teoria Semiolinguística do Discurso. Osresultados do trabalho de análise realizado nos permitem reconhecer aposição que o sujeito-aluno ocupa em relação ao interlocutor, em relaçãoao que ele mesmo diz e também em relação ao que o outro diz.
Palavras-chave: novas tecnologias da informação e comunicação,comportamentos enunciativos, ensino de língua portuguesa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.