Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras
Resumo
Esta pesquisa qualitativa-interpretativista investiga a emergência de classificadores (CL) como affordances linguísticas em interações comunicativas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, recorremos à abordagem ecológica na análise e discussão de seis CLs (descritivo, especificador, semântico, instrumental, locativo e plural) usados em um vídeo produzido por um surdo. Os resultados apontam que, embora os CLs mostrem diferentes graus de iconicidade em suas emergências, a iconicidade nesses morfemas pode propiciar uma melhor compreensão desse recurso de estruturação interna das línguas de sinais (LS). Isso devido ao fato de que os CLs (como discutido nesta pesquisa) configuram-se em affordances linguísticas nas práticas de uso das LS.
Palavras-chave: abordagem ecológica, affordance linguística, Libras, classificadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.