Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras

Autores

  • Jéssica Puhl Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elaine Ferreira do Vale Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Rúbia Carla da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

Esta pesquisa qualitativa-interpretativista investiga a emergência de classificadores (CL) como affordances linguísticas em interações comunicativas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, recorremos à abordagem ecológica na análise e discussão de seis CLs (descritivo, especificador, semântico, instrumental, locativo e plural) usados em um vídeo produzido por um surdo. Os resultados apontam que, embora os CLs mostrem diferentes graus de iconicidade em suas emergências, a iconicidade nesses morfemas pode propiciar uma melhor compreensão desse recurso de estruturação interna das línguas de sinais (LS). Isso devido ao fato de que os CLs (como discutido nesta pesquisa) configuram-se em affordances linguísticas nas práticas de uso das LS.

Palavras-chave: abordagem ecológica, affordance linguística, Libras, classificadores.

Biografia do Autor

Jéssica Puhl, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Ed. E. com Ênfase Tradução e Interpretação Libras. Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós­Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil

Elaine Ferreira do Vale Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Bacharel e Licenciada em Letras/UNESP, Mestre em Linguística Aplicada/UNICAMP e Doutora em Educação/USP. Fez estágio doutoral na Universidade de Murcia (Espanha) e residência pós-doutoral na UFMG. Atualmente, é Professora Adjunta B do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e de formação de professores na perspectiva da teoria da complexidade/caos.

Rúbia Carla da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia, pelo Programa de Pós­graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ­ Unidade Ponta Grossa. Especialista na área de Língua Portuguesa: teoria e prática (ESAP)? Especialista em Educação Especial (UEPG)? Licenciada em Letras­Português (UEPG)? e Intérprete de Libras ­ Língua Brasileira de Sinais (FENEIS/SEED/PR). Atualmente sou professora efetiva da UEPG ­ Universidade Estadual de Ponta Grossa, pelo departamento de Estudos da Linguagem (DEEL).

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Puhl, J., Borges, E. F. do V., & da Silva, R. C. (2018). Abordagem ecológica e emergência de classificadores na Libras. Calidoscópio, 16(1), 87–102. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.08

Edição

Seção

Artigos