Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira

Autores

  • André Luiz Ming Garcia Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo

Resumo

Neste trabalho, procura-se comparar os produtos do ensino-aprendizagem de alunos brasileiros de alemão como língua estrangeira que aprendem as orações relativas do alemão a partir das propostas de progressão de tópicos gramaticais sintética e analítica, assim como descritas por Wilkins. Parte-se de uma proposta de investigação híbrida, ao combinar elementos da pesquisa quantitativa aos da qualitativo- interpretativa, com base em arcabouços teóricos advindos da área de alemão como língua estrangeira e psicolinguística, entre outras. Para tal, realizaram-se coletas de dados junto a alunos que tiveram contato com as orações relativas alemãs em meio institucional, em que se adotavam livros didáticos com propostas distintas, a saber, studio d e Schritte International. Considera-se que o ensino de tópicos gramaticais em blocos, com a transmissão de grandes volumes de informação de uma só vez, como na abordagem analítica e mediante o emprego de Schritte, possa gerar uma sobrecarga da memória de trabalho dos alunos, enquanto que o ensino da gramática em fases ou ciclos, a partir da abordagem sintética, permita o depósito paulatino de informações na limitada memória de trabalho (e de curta duração). Isso possibilitaria que os dados se assentem na memória de longa duração e possam ser acessados quando do depósito de novos conteúdos relacionados. O trabalho e o experimento conduzido confirmam a hipótese inicial de que ambas as perspectivas, ao apresentarem seus bônus e ônus, conduzem a resultados semelhantes no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: alemão como língua estrangeira, progressão de tópicos gramaticais, orações relativas, memória.

Biografia do Autor

André Luiz Ming Garcia, Doutorando em Letras pela Universidade de São Paulo

Bacharel, licenciado, mestre e dourorando em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo. Especialista em Germanística pela Universidade de Freiburg e em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Garcia, A. L. M. (2018). Abordagens sintética e analítica na progressão gramatical em cursos de alemão como língua estrangeira. Calidoscópio, 16(1), 75–86. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.07

Edição

Seção

Artigos