A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Diego da Silva Vargas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Resumo

Tradicionalmente, os estudos em leitura têm apresentado, quase sempre em uma linha temporal, três visões sobre como se dá o processamento da informação pelo sujeito leitor: a ascendente (ou bottom-up), a descendente (top-down) e a interativa (top-down/bottom-up). Acreditando que a proposta da visão interativa abranja hoje uma diversidade de linhas teóricas e de visões diferentes sobre a leitura, buscamos aqui construir uma visão específica, a qual estamos denominando de integrativa. Essa visão tem como base os estudos clássicos em cognição articulados aos estudos derivados da Linguística Cognitiva Contemporânea. Assim, entendemos que a leitura é resultado de sucessivas integrações conceptuais, que se dão on-line e em real time, entre o conhecimento prévio do leitor e as informações trazidas pelo texto. Com base nisso, entendemos que o processo de geração de inferências é uma evidência dessa integração e que pode ser um construto relevante para aplicarmos nossa visão de leitura ao ensino. Assim, usamos uma visão cognitivista do processo de inferenciação para analisar o trabalho desenvolvido com a leitura por livros didáticos de língua espanhola produzidos entre 2004 e 2015. Com esse intervalo de tempo, buscamos também avaliar se a participação dessa disciplina no PNLD contribuiu para mudanças significativas em relação ao ensino de leitura. Nossos resultados revelam uma alteração significativa nas propostas de leitura apresentadas pelos livros ao longo do tempo, mas apontam também para a necessidade de uma maior consideração em relação aos estudos em cognição para a elaboração de atividades escolares de leitura que possam validar e desenvolver os processos cognitivos do aluno-leitor e, consequentemente, sua formação como leitor autônomo e crítico.

Palavras-chave: leitura, cognição, livro didático.

Biografia do Autor

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor do Departamento de Didática, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutorando em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Letras Vernáculas e Bacharel e a Licenciado em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ. Especialista em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). Atuou como professor da rede pública de ensino. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada aos ensinos de Português (língua materna) e Espanhol (língua estrangeira).

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Vargas, D. da S. (2018). A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, 16(1), 48–65. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.05

Edição

Seção

Artigos