A leitura integrativa e o ensino de leitura em livros didáticos de espanhol para os anos finais do ensino fundamental
Resumo
Tradicionalmente, os estudos em leitura têm apresentado, quase sempre em uma linha temporal, três visões sobre como se dá o processamento da informação pelo sujeito leitor: a ascendente (ou bottom-up), a descendente (top-down) e a interativa (top-down/bottom-up). Acreditando que a proposta da visão interativa abranja hoje uma diversidade de linhas teóricas e de visões diferentes sobre a leitura, buscamos aqui construir uma visão específica, a qual estamos denominando de integrativa. Essa visão tem como base os estudos clássicos em cognição articulados aos estudos derivados da Linguística Cognitiva Contemporânea. Assim, entendemos que a leitura é resultado de sucessivas integrações conceptuais, que se dão on-line e em real time, entre o conhecimento prévio do leitor e as informações trazidas pelo texto. Com base nisso, entendemos que o processo de geração de inferências é uma evidência dessa integração e que pode ser um construto relevante para aplicarmos nossa visão de leitura ao ensino. Assim, usamos uma visão cognitivista do processo de inferenciação para analisar o trabalho desenvolvido com a leitura por livros didáticos de língua espanhola produzidos entre 2004 e 2015. Com esse intervalo de tempo, buscamos também avaliar se a participação dessa disciplina no PNLD contribuiu para mudanças significativas em relação ao ensino de leitura. Nossos resultados revelam uma alteração significativa nas propostas de leitura apresentadas pelos livros ao longo do tempo, mas apontam também para a necessidade de uma maior consideração em relação aos estudos em cognição para a elaboração de atividades escolares de leitura que possam validar e desenvolver os processos cognitivos do aluno-leitor e, consequentemente, sua formação como leitor autônomo e crítico.
Palavras-chave: leitura, cognição, livro didático.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.