Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar

Autores

  • Inês Patrícia Rodrigues Ferraz Universidade do Minho
  • Fernanda Leopoldina Parente Viana Universidade do Minho
  • Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho Universidade da Madeira

Resumo

A investigação recente tem dado relevância ao papel da consciência fonológica e do conhecimento das letras no pré-escolar. Os estudos sobre o papel do raciocínio lógico (operações lógicas) e aqueles que o integrem são escassos. As operações lógicas (Seriação, Classificação e Inclusão de Classes), a consciência fonológica e o conhecimento das letras são importantes no pré-escolar, porém, não são conhecidos estudos para esse nível educativo que contemplem esses preditores em simultâneo. Com este trabalho, pretende-se averiguar as relações entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras das crianças que estão a frequentar a educação pré-escolar, tendo em conta o género, a idade e as habilitações dos pais. Participaram neste estudo 116 crianças que frequentavam 3 estabelecimentos de ensino. Os resultados deste trabalho mostram que não existem diferenças significativas consoante o género da criança. Em relação à idade, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as crianças mais velhas e as mais novas nas Provas Piagetianas de seriação e classificação. Quanto às habilitações académicas dos pais, verificaram-se diferenças significativas, sendo que as crianças com melhor desempenho eram filhas de pais que possuíam mais escolaridade. Existem correlações positivas significativas entre as operações lógicas, a consciência fonológica e o conhecimento das letras.

Palavras-chave: operações lógicas, consciência fonológica, conhecimento das letras, educação pré-escolar.

Biografia do Autor

Inês Patrícia Rodrigues Ferraz, Universidade do Minho

Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho

Fernanda Leopoldina Parente Viana, Universidade do Minho

Professora Associada do D?epartamento de Psicologia da Educação e Educação Especial da Universidade do Minho

Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho, Universidade da Madeira

Professor Auxiliar com Agregação do Centro de Artes e Humanidades da universidade da Madeira

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Ferraz, I. P. R., Viana, F. L. P., & Pocinho, M. M. F. D. D. (2018). Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar. Calidoscópio, 16(1), 4–15. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01

Edição

Seção

Artigos