As tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor

Autores

  • Maria Aparecida Resende Ottoni UFU
  • Walleska Bernardino Silva ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (ESEBA/UFU)

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os dados e as reflexões sobre como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido integradas aos conteúdos em propostas de aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, disponíveis publicamente no Portal do Professor. Essa pesquisa é parte do projeto “O Portal do Professor: contribuições e implicações para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica no Triângulo Mineiro”, financiado pela FAPEMIG e pela CAPES, por meio do Edital 13/2012 – Pesquisa em Educação Básica. O corpus é composto por 375 aulas, sendo 304 aulas do Ensino Fundamental e 71 do Ensino Médio. O pressuposto que orientou o trabalho foi o de que as TICs devem ser usadas de modo a permitir um engajamento discente, ou seja, como mediadoras de práticas educativas, sob uma abordagem multiletrada para a produção de sentidos. A análise dessas sugestões revelou que as TICs foram usadas com diferentes fins, quais sejam: (i) visualização de conteúdo, (ii) pesquisa, (iii) substituição do suporte físico, (iv) produção de gêneros (digitais), (v) compartilhamento de informações e ou atividades, (vi) vivência, interação e utilização de um gênero e (vii) transposição de modalidades. Em linhas gerais, os dados revelaram que as TICs são amplamente utilizadas em propostas didático-pedagógicas, no entanto, os usos que são propostos nas aulas ainda são questionados, quando se pensa nas tecnologias com fins pedagógicos para a promoção dos multiletramentos.

Palavras-chave: portal do professor, tecnologias da informação e comunicação, multiletramentos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Resende Ottoni, UFU

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora dos cursos de Letras, de Comunicação Social: habilitação em Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – Mestrado e Doutorado – (PPGEL), da UFU. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional. Seus trabalhos têm sido voltado para os seguintes temas: gêneros; ensino de Língua Portuguesa; humor; análise crítica dos discursos; identidade; representação de atores sociais.

Walleska Bernardino Silva, ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (ESEBA/UFU)

Docente efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Possui mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Grupo de Pesquisa em Texto e Discurso (PETEDI).

 

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Resende Ottoni, M. A., & Silva, W. B. (2017). As tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino de Língua Portuguesa: uma análise de sugestões de aulas disponíveis no Portal do Professor. Calidoscópio, 15(3), 550–556. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.13