Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas Tétum e Portuguesa

Autores/as

  • Izabel Cristina Silva Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG

Resumen

Neste trabalho, busco identificar os imaginários sociodiscursivos presentes em 24 textos de estudantes secundaristas timorensese, também, o universo de saberes e crenças que sustenta esses discursos. Tais universos, segundo Charaudeau (2008a, 2008b), são partilhados e construídos socialmente. Os imaginários sociodiscursivos, de acordo com a vertente teórica Semiolinguística, correspondem a modelos de compreensão do mundo sobre determinado assunto, no caso deste estudo,sobre a importância das línguas portuguesa e tétum para o público estudantil investigado. Desejo perceber, com tal investigação, o quanto o discurso desses jovens aproxima-se ou distancia-se do discurso político difundido em Timor-Leste em relação à escolha das línguas oficiais daquele país. Os resultados apontam uma aproximação parcial desses imaginários, bem como a relevância de uma política linguística coerente em países bilíngues.

Palavras-chave: imaginários sociodiscursivos, língua portuguesa, línguatétum, Timor-Leste.

Biografía del autor/a

Izabel Cristina Silva Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG

Aluna bosista do curso de doutorado em Estudos de Linguagens do CEFET-MG. Grupo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia INFORTEC.

Publicado

2017-04-11

Cómo citar

Diniz, I. C. S. (2017). Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas Tétum e Portuguesa. Calidoscópio, 15(2), 232–239. Recuperado a partir de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.152.02

Número

Sección

Artigos