Os imaginários sociodiscursivos de estudantes timorenses sobre a importância das línguas Tétum e Portuguesa
Resumen
Neste trabalho, busco identificar os imaginários sociodiscursivos presentes em 24 textos de estudantes secundaristas timorensese, também, o universo de saberes e crenças que sustenta esses discursos. Tais universos, segundo Charaudeau (2008a, 2008b), são partilhados e construídos socialmente. Os imaginários sociodiscursivos, de acordo com a vertente teórica Semiolinguística, correspondem a modelos de compreensão do mundo sobre determinado assunto, no caso deste estudo,sobre a importância das línguas portuguesa e tétum para o público estudantil investigado. Desejo perceber, com tal investigação, o quanto o discurso desses jovens aproxima-se ou distancia-se do discurso político difundido em Timor-Leste em relação à escolha das línguas oficiais daquele país. Os resultados apontam uma aproximação parcial desses imaginários, bem como a relevância de uma política linguística coerente em países bilíngues.
Palavras-chave: imaginários sociodiscursivos, língua portuguesa, línguatétum, Timor-Leste.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.