A terminologia do futebol em Moçambique: o caso dos neologismos na aula de língua portuguesa do ensino médio
Resumo
A pesquisa preenche uma lacuna metodológica no ensino do português no ensino médio em Moçambique. Questiona-se quais as metodologias possíveis para o ensino de neologismos em sala de aula. A pesquisa visa conhecer as metodologias usadas na pesquisa de neologismos no ensino médio em Moçambique. Especificamente, visa identificar os neologismos do futebol no Jornal Notícias; analisar os manuais de português em uso e explicar os métodos de trabalho com neologismos. Da pesquisa se concluiu que há preconceito com relação aos neologismos, por isso que os programas de ensino e os professores não discutem este tema. Concluiu-se que há necessidade de adoção de novos paradigmas metodológicos para a exploração destes conteúdos no ensino médio. Isto passa pela realização de atividades práticas que permitam a introdução de conceitos bem como a sua exploração em sala de aula. Esta consciência lexical permitirá que o aluno discuta e realize um trabalho aprofundado rumo à criação de um dicionário geral de moçambicanismos.
Palavras-chave: neologismos, ensino, língua portuguesa, futebol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.