A terminologia do futebol em Moçambique: o caso dos neologismos na aula de língua portuguesa do ensino médio

Autores

  • Alexandre António Timbane Universidade Federal de Goiás Regional Catalão
  • Ezra Alberto Chambal Nhampoca Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Linguística

Resumo

A pesquisa preenche uma lacuna metodológica no ensino do português no ensino médio em Moçambique. Questiona-se quais as metodologias possíveis para o ensino de neologismos em sala de aula. A pesquisa visa conhecer as metodologias usadas na pesquisa de neologismos no ensino médio em Moçambique. Especificamente, visa identificar os neologismos do futebol no Jornal Notícias; analisar os manuais de português em uso e explicar os métodos de trabalho com neologismos. Da pesquisa se concluiu que há preconceito com relação aos neologismos, por isso que os programas de ensino e os professores não discutem este tema. Concluiu-se que há necessidade de adoção de novos paradigmas metodológicos para a exploração destes conteúdos no ensino médio. Isto passa pela realização de atividades práticas que permitam a introdução de conceitos bem como a sua exploração em sala de aula. Esta consciência lexical permitirá que o aluno discuta e realize um trabalho aprofundado rumo à criação de um dicionário geral de moçambicanismos.

Palavras-chave: neologismos, ensino, língua portuguesa, futebol.

Biografia do Autor

Alexandre António Timbane, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Brasil, Mestre em Linguística e Literatura (2009) pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique. É Licenciado e Bacharel em Ensino de Francês (2005) pela Universidade Pedagógica-Moçambique Professor e pesquisador visitante na UFG/Regional Catalão. Tem experiência em ensino de francês e português, pesquisa sobre Estudos do léxico, Sociolinguística e Dialetologia com particular enfoque na Variação e mudança lexical do Português Moçambicano, contato linguístico e línguas bantu. É pesquisador em Linguística Forense aplicada às ciências policiais. Desenvolve estudos sobre ortografia na variedade do Português de Moçambique.

Ezra Alberto Chambal Nhampoca, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-graduação em Linguística

Doutoranda, Moçambicana, licenciada em Linguística e Literatura, em 2005 e mestre em Linguística, em 2010, pela Universidade Eduardo Mondlane Moçambique, onde é docente (assistente universitário) desde 2006. Estando atualmente afeta ao Departamento de Línguas da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Secção de Línguas Bantu. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada Comunicacional Lexicografia, como confecção e análise de dicionários bilíngues, envolvendo Português e línguas Bantu de Moçambique, com destaque para as línguas do grupo Tsonga (Changana, Citshwa e Ronga). Possui também experiência em lecionação das seguintes disciplinas: Lexicologia, Ensino de Língua Bantu (Changana), Métodos de Estudo e Terminologia. Atualmente é doutoranda em Linguística (Semântica Cognitiva) no Programa de Pós-graduação em Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina Brasil.

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Publicado

2017-04-29

Como Citar

Timbane, A. A., & Chambal Nhampoca, E. A. (2017). A terminologia do futebol em Moçambique: o caso dos neologismos na aula de língua portuguesa do ensino médio. Calidoscópio, 15(1), 126–140. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.10

Edição

Seção

Artigos