A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso

Autores

  • Iolanda Ribeiro Escola de Psicologia, Universidade do Minho
  • Sandra Santos Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho
  • Adriana Baptista Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  • Celda Choupina Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  • Sara Brandão Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho
  • Irene Cadime Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho
  • Carla Silva Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho
  • Helena Azevedo Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho
  • Fernanda Leopoldina Viana Instituto de Educação, Universidade do Minho

Resumo

As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.

Palavras-chave: dificuldades na aprendizagem da leitura, avaliação e intervenção, plataforma educativa online.

Biografia do Autor

Iolanda Ribeiro, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Departamento de Psicologia Aplicada, Psicologia Escolar e da Educação

Sandra Santos, Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho

Psicologia Aplicada (Psicologia Escolar e da Educação)

Adriana Baptista, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (IPP)

Unidade Técnico-Científica de Ciências da Linguagem e Literatura

Celda Choupina, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (IPP)

Unidade Técnico-Científica de Ciências da Linguagem e Literatura

Sara Brandão, Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho

Psicologia Aplicada (Psicologia Escolar e da Educação)

Irene Cadime, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho

Psicologia da Educação e Educação Especial

Carla Silva, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho

Psicologia da Educação e Educação Especial

Helena Azevedo, Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho

Psicologia Aplicada (Psicologia Escolar e da Educação)

Fernanda Leopoldina Viana, Instituto de Educação, Universidade do Minho

D?epartamento de Psicologia da Educação e Educação Especial

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Publicado

2017-05-03

Como Citar

Ribeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina, C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30–44. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.03

Edição

Seção

Artigos