Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações

Autores

  • Orison Marden Bandeira de Melo Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Este artigo objetiva discutir o papel dos estudos linguísticos no campo dos estudos literários a partir do aporte teórico do Círculo (Bakhtin, Volochínov e Medviédev) e as implicações, no curso de Letras-Inglês, da assunção da concepção de linguagem (literária) proposta pelos autores russos. Metodologicamente, fugindo aos extremos formalismo e sociodeterminismo, não só apresenta a proposta de análise literária do Círculo em que a materialidade linguística busca a sua significação social, como, a partir desse entendimento, aponta alguns elementos estruturais do poema El sonavabitche de Gloria Anzaldúa. Esse poema, selecionado como representativo da literatura Chicana, segmento da literatura estadunidense contemporânea, aproxima a experiência de trabalhadores mexicanos ilegais nos Estados Unidos à instituição da escravidão nesse país (significação social). Esses elementos referiram-se, em especial, à travessia dos trabalhadores, à sua animalização e à “caçada” pelos fugitivos. Com base neste trabalho teórico-analítico, percebeu-se que o estudo da literatura de língua inglesa no curso de Letras-Inglês nessa confluência entre língua e literatura mobiliza imenso material por parte de professores e alunos e que esse diálogo entre essas áreas é primordial para a análise/ compreensão de obras literárias em seus textos originais, o que permite, inclusive, o enriquecimento do conhecimento da língua enquanto sistema.

Palavras-chave: Círculo (de Bakhtin), língua e literatura em sala de aula, El Sonavabitche, Curso de Letras.

Biografia do Autor

Orison Marden Bandeira de Melo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Orison Bandeira Jr. fez graduação em Letras (Licenciatura Plena Português/Inglês), especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e em Educação a Distância, mestrado em Literatura e Crítica Literária (LCL/PUCSP) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUCSP), com pesquisa voltada ao ensino de literatura em língua inglesa.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Bandeira de Melo Junior, O. M. (2016). Língua e Literatura em diálogo: uma análise dialógica de El Sonavabitche de Gloria Anzaldúa e suas implicações. Calidoscópio, 14(1), 145–158. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.13

Edição

Seção

Artigos