A importância da observação de aulas na Educação Infantil

Autores

  • Josiete Cristina Schneider Queroz UNICENTRO
  • Lidia Stutz UNICENTRO

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância e os resultados das observações de aulas realizadas em uma escola particular de educação infantil do interior do Paraná. Buscamos, inicialmente, definir o termo observação e as concepções que prefiguram nessa atividade. Posteriormente, apresentamos os resultados das anotações realizadas por meio de dois instrumentos: um diário de aulas e duas fichas de observação. Dessa forma, esses instrumentos evidenciam aspectos da rotina escolar, o perfil das crianças, o trabalho da professora, bem como características pertinentes ao grupo. Constatamos que as observações norteiam a posterior planificação de ações do pesquisador quanto aos saberes a ensinar, como a construção do modelo didático de gênero textual e consequentemente a sequência didática, bem como os saberes para ensinar que envolvem a organização do trabalho do professor em sala. Portanto, sem observar, o trabalho tornar-se-ia superficial e mais suscetível a falhas. Observar possibilita ao professor perceber, planificar e, por meio de novas, ações transformar, ressignificar.

Palavras-chave: observação, educação infantil, interacionismo sociodiscursivo.

Biografia do Autor

Josiete Cristina Schneider Queroz, UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Atualmente é mestranda do programa de Pós-graduação Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CAPES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, interacionismo sociodiscursivo e ensino de língua alemã.

Lidia Stutz, UNICENTRO

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2012) com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra (Bolsa CAPES- DS - 2010). Atualmente é professora AdjuntA do Departamento de Letras e do Mestrado em Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste,coordenadora do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Práxis Docente - UNICENTRO e integrante do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL. Coordenadora do Subprojeto PIBID Letras Inglês desde agosto 2012 e atua no Estágio Supervisionado em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Linguística Aplicada à Língua Inglesa, com ênfase nos seguintes temas: alunos professores de língua inglesa, interacionismo sociodiscursivo, gêneros textuais, saberes docentes e reflexividade.

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Publicado

2016-02-13

Como Citar

Queroz, J. C. S., & Stutz, L. (2016). A importância da observação de aulas na Educação Infantil. Calidoscópio, 14(1), 6–19. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.01

Edição

Seção

Artigos