A construção do sujeito Lourdinha: análise textual e discursiva de uma carta-panfleto de propaganda política
Resumo
Este trabalho vincula-se ao grupo de pesquisa “Teorias e Práticas Discursivas” do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, Brasil. Este artigo analisa um documento manuscrito de propaganda política, assinado por uma pessoa que se identifica como Lourdinha, deixado na caixa de correspondências de uma casa de classe média de um bairro da cidade de São Paulo cujo propósito é pedir votos para um candidato a deputado. O documento foi escolhido como corpus para uma análise textual e discursiva, cujo objetivo é articular os fenômenos gramaticais, categorias da linguística textual e da análise do discurso para compreender em que medida elementos do texto (sequências ou tipos textuais, seleção lexical e organização das ideias) e elementos discursivos (a construção do sujeito, os efeitos de sentido produzidos no enunciatário por meio de considerações sobre cena de enunciação e ethos do enunciador) articulam-se no processo argumentativo para veicular ideologias.
Palavras-chave: análise textual, análise discursiva, enunciação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.