The origins, development and crossings of <i>language</i> concept

Authors

  • Miguel Afonso Linhares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Claudiana Nogueira de Alencar Universidade Estadual do Ceará

Abstract

From the third chapter of the “posthumous” Saussure work to the most recent and “heterodox” works, defining language has been a constant concern in Linguistics, so that the different fields of Language Studies are primarily distinguished by the different perspectives of language that those ones sustain. However, the same interest is not noticed among linguists to define what a language is, what one might call, laconically a “substantival adverb”, in other words, the language in the form of [speaking] Portuguese, Spanish, English etc. This present work is precisely about this absent-mindedness. What can be seen from it, based on the theoretical and methodological dialogue of a critical linguistics with the Social Sciences, is an obvious fragility of the concept of language, which results in a truly serious consequence: a whole science rise up, is institutionalized for decades in colleges throughout the world, with an immense volume of scientific production, which brings theories and methods believed universally valid and applicable, but that’s part of an object created by/in modernity, forcibly universalized and managed depending on the nation-state interests.

Keywords: language, modernity, nation-state.

Author Biographies

Miguel Afonso Linhares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras com habilitação em Português, Espanhol e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialização em Filologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Câmpus Currais Novos, com colaboração no Câmpus Natal - Central. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Língua Latina e Filologia Românica.

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Possui mestrado e doutorado em Linguística pela Unicamp (2000 e 2005) e pós-doutorado em Semântica/Pragmática também pela Unicamp (2010). Atuou como pesquisadora visitante na Universidade de Birmingham-UK (2002-2003) e como pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem-IEL-Unicamp (2009-2010). Sob a perspectiva pragmática, suas pesquisas partem dos conceitos de atos de fala, gramática cultural, jogos de linguagem para discutir a configuração de uma Pragmática Cultural que dialogue com os estudos da cultura, do gênero, da violência, dos movimentos sociais e com as teorias descoloniais. Publicou o livro "Linguagem e medo da morte: uma introdução à Linguística Integracionista"; (2009) pela EdUECE e "Nova Pragmática: modos de fazer" (2014), organização em co-autoria pela Cortez. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, vinculada à linha de pesquisa "Estudos Críticos da Linguagem". Também atua como professora e pesquisadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, orientando trabalhos na linha de pesquisa "Trabalho, Educação e Movimentos Sociais". Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE (2010-2013), tendo coordenado o projeto e a implantação do Doutorado em Linguística Aplicada. Foi coordenadora do GT "Práticas Identitárias em Lingüística Aplicada", da ANPOLL (2012- 2014). Atualmente é Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará.

Published

2015-08-10

How to Cite

Linhares, M. A., & Alencar, C. N. de. (2015). The origins, development and crossings of <i>language</i> concept. Calidoscópio, 13(2), 227–238. Retrieved from https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.09

Issue

Section

Articles