Para além da avenida: as narrativas de sambas de enredo e a constituição de identidades negras

Autores

  • Marluce Pereira Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Ageirton dos Santos Silva Professor do Instituto Federal de Educação-IFPB/PB

Resumo

O artigo discute a ressignificação de identidades negras em dois sambas de temática africana de agremiações do carnaval carioca. Indaga-se: Como se dá o processo discursivo de ressignificação de identidades negras nos sambas e quais os efeitos desse processo? Examina-se como se dá esse processo discursivo a partir de teorizações dos Estudos Culturais e étnico-raciais e de noções da Análise de Discurso Francesa (AD). Aplicam-se dispositivos metodológicos qualitativos interpretativistas para compreender a discursividade nos sambas. Os discursos produzem deslocamentos de sentido relacionados à assunção da negritude, ao olhar do negro sobre si e sobre seu povo e à discussão do mito da democracia racial.

Palavras-chave: negro, identidades negras, Sambas de enredo de temática africana, escolas de samba, práticas discursivas.

Biografia do Autor

Marluce Pereira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Marluce Pereira da Silva atua junto ao Departamento de Letras do Centro de Ciências Sociais Aplicada e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paaíba.

Ageirton dos Santos Silva, Professor do Instituto Federal de Educação-IFPB/PB

Professor da Intituto Federal de Educação/IFPB/PB.

Dr. em Estudos da linguagem da Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, da Univesidade Federald do Rio Grando do Norte/UFRN/RN.

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

Silva, M. P., & Silva, A. dos S. (2015). Para além da avenida: as narrativas de sambas de enredo e a constituição de identidades negras. Calidoscópio, 13(2), 152–162. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.02

Edição

Seção

Artigos