Análise visual de livros didáticos de Inglês: multimodalidade facilitando a aprendizagem
Resumo
Este trabalho investiga como a multimodalidade em livros didáticos de Inglês pode auxiliar na aprendizagem através da análise de imagens. Fez-se um estudo multimodal de imagens, presentes em textos e atividades didáticas, a fi m de explorar como os significados visuais podem auxiliar no entendimento dos alunos com relação à linguagem e ao conteúdo proposto. A gramática visual de Kress and van Leeuwen consiste na base teórica do trabalho, de forma que as três metafunções – representacional, interacional e textual – fundamentam o estudo das imagens. Os resultados mostram que os textos visuais são relevantes principalmente para aprendizes iniciantes entenderem o conteúdo da atividade. A análise das imagens pode contribuir para a aprendizagem, porque fazem parte do significado geral e auxiliam os alunos na compreensão da atividade como um todo. Os resultados também apontam para a importância de se trabalhar com multimodalidade em contextos de ensino e aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: multimodalidade, análise visual, livros didáticos de Inglês, aprendizagem de Inglês.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.