Análise visual de livros didáticos de Inglês: multimodalidade facilitando a aprendizagem

Autores

  • Nayara Salbego UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Viviane Maria Heberle UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Maria Gabriela Soares da Silva Balen Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este trabalho investiga como a multimodalidade em livros didáticos de Inglês pode auxiliar na aprendizagem através da análise de imagens. Fez-se um estudo multimodal de imagens, presentes em textos e atividades didáticas, a fi m de explorar como os significados visuais podem auxiliar no entendimento dos alunos com relação à linguagem e ao conteúdo proposto. A gramática visual de Kress and van Leeuwen consiste na base teórica do trabalho, de forma que as três metafunções – representacional, interacional e textual – fundamentam o estudo das imagens. Os resultados mostram que os textos visuais são relevantes principalmente para aprendizes iniciantes entenderem o conteúdo da atividade. A análise das imagens pode contribuir para a aprendizagem, porque fazem parte do significado geral e auxiliam os alunos na compreensão da atividade como um todo. Os resultados também apontam para a importância de se trabalhar com multimodalidade em contextos de ensino e aprendizagem de línguas.

Palavras-chave: multimodalidade, análise visual, livros didáticos de Inglês, aprendizagem de Inglês.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Soares da Silva Balen, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento: PPGI (Programa de Pós-graduação em Inglês)

Área: Discurso, educação e sociedade.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Salbego, N., Heberle, V. M., & Balen, M. G. S. da S. (2015). Análise visual de livros didáticos de Inglês: multimodalidade facilitando a aprendizagem. Calidoscópio, 13(1), 5–13. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.01

Edição

Seção

Artigos