Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação

Autores

  • Fernanda Leopoldina Viana Universidade do Minho - Instituto de Educação
  • Cristina Vieira da Silva Escola Superior de Educação Paula Frassinetti Rua Gil Vicente 138-142 4000-255 Porto Portugal
  • Ana Sucena Santos Escola Superior de Tecnologias da Saúde Instituto Politécnico do Porto Rua Valente Perfeito, 322 4400-330 Vila Nova de Gaia Portugal
  • Ana Paula Vale Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Iolanda Ribeiro Escola de Psicologia -Universidade do Minho Campus de Gualtar 4710-057 Braga Portugal

Resumo

A relação entre consciência fonológica e consciência morfológica e a contribuição independente de cada uma para a aprendizagem da leitura não reúnem ainda consenso na literatura. Alguns autores argumentam que a consciência morfológica não contribui de forma independente da consciência fonológica para a aprendizagem da leitura. No entanto, outros encontraram dados que indicam que a consciência morfológica tem um papel específico na progressão da aprendizagem da leitura. Todavia, para além da variedade de tarefas usadas não permitir a comparação de resultados, a ausência de estudos prévios sobre a validade e a fidelidade das mesmas conduz a resultados cuja confiabilidade pode ser posta em causa. Este estudo tem como objetivo apresentar uma análise das qualidades psicométricas da PCM - Prova de Consciência Morfológica. A amostra é constituída por 243 crianças do 2.º (n = 79), 3.º (n = 83) e 4.º (n = 81) anos frequentando escolas públicas, urbanas, do distrito do Porto (norte de Portugal). Os resultados revelaram que a PCM possui uma elevada consistência interna (? = .95). Na análise em componentes principais, foi extraído um único fator, com valor próprio igual a 10.88, que explica 54.42% da variância total dos resultados. Os itens são todos saturados no fator, variando as saturações fatoriais entre um mínimo de .42 e o máximo de .91.

Palavras-chave: consciência morfológica, avaliação metalinguística, morfologia.

Biografia do Autor

Fernanda Leopoldina Viana, Universidade do Minho - Instituto de Educação

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minhoo

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Publicado

2014-12-26

Como Citar

Viana, F. L., da Silva, C. V., Santos, A. S., Vale, A. P., & Ribeiro, I. (2014). Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação. Calidoscópio, 12(3), 335–344. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.08