O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação

Autores

  • Cândida Martins Pinto Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e Universidade Católica de Pelotas - RS
  • Adriana Fischer Universidade Católica de Pelotas

Resumo

Este texto tem por objetivo compreender o Discurso sobre leitura e escrita de um acadêmico de um curso a distância de uma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no intuito de analisar como suas memórias influenciam sua vida acadêmica. A pesquisa configura-se como um estudo de caso e foi desenvolvida, em 2012, de forma qualitativa. As análises foram embasadas nas marcas discursivas que revelaram os sentidos nos processos de letramentos. Para análises e categorizações, buscou-se suporte teórico nos Novos Estudos do Letramento, especificamente no modelo dos Letramentos Acadêmicos. Os resultados indicam que as práticas de letramento vivenciadas ao longo da vida influenciam as novas situações em âmbito universitário.

Palavras-chave: práticas de letramento acadêmico, discurso, estudante em EaD.

Biografia do Autor

Cândida Martins Pinto, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul e Universidade Católica de Pelotas - RS

Linguística Aplicada

Adriana Fischer, Universidade Católica de Pelotas

Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

2014-04-08

Como Citar

Martins Pinto, C., & Fischer, A. (2014). O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação. Calidoscópio, 12(1), 15–23. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.02

Edição

Seção

Artigos