A virada espacial nos novos estudos de letramento: em busca do terceiro espaço

Autores

  • Camila Lawson Scheifer Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O papel ativo e performativo do espaço impõe a problematização da maneira como compreendemos a situacionalidade das práticas de letramento e sua relação com a criação e manutenção de diferentes espaço-temporalidades. Com base na noção de terceiro espaço à luz de diferentes perspectivas teóricas, apresento um apanhado de estudos que oferecem novos insights sobre a relação entre espaço e práticas de letramento, caracterizando a “Virada Espacial” na área de estudos de letramento. Por fim, tomo os pressupostos da perspectiva espacial nos Novos Estudos de Letramento como referência teórica para começar a pensar sobre uma pedagogia do terceiro espaço.

Palavras-chave: letramentos, espaço, terceiro espaço.

Biografia do Autor

Camila Lawson Scheifer, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Letras Português-Inglês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Letras (área de concentração Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente, é doutoranda e bolsista Capes em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Recentemente, conclui o estágio de doutorado sanduíche na Vanderbilt University, nos Estados Unidos.

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Scheifer, C. L. (2014). A virada espacial nos novos estudos de letramento: em busca do terceiro espaço. Calidoscópio, 12(1), 3–14. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.01

Edição

Seção

Artigos