Práticas de letramento na ótica da Teoria Ator-Rede: casos comparados

Autores

  • Marcelo El Khouri Buzato UNICAMP

Resumo

Apresenta resultados de uma pesquisa teórico-empírica que objetivou abordar os novos letramentos a partir de uma ótica relacional. Tal ótica é dita relacional no sentido de que mantém tecnologia, sociedade, linguagem e sujeito letrado em um mesmo plano ontológico, e privilegia os instrumentos e processos de mediação e circulação entre o que, sob outras óticas, poderíamos chamar de o local e o global/universal. Com base em conceitos e insights da Teoria Ator-Rede, a pesquisa produziu e comparou dois casos em que os informantes foram tomados como empreendedores centrais de redes de letramentos. As estratégias de geração de dados empíricos incluíram (i) o monitoramento das atividades online dos informantes por um software especializado, (ii) observação participante e não-participante de eventos e práticas de letramento envolvendo os informantes, e (iii) entrevistas semi-estruturadas, antes, durante e depois de (i) e (ii). A partir dos dados empíricos, buscou-se descrever a relação estabelecida entre os informantes e os letramentos de que participavam nos termos da Teoria Ator-Rede. Os resultados incluem a identificação de um conjunto de objetos e práticas  ronteiriças que permitiam aos informantes conectar produtivamente atividades letradas locais em diferentes contextos institucionais, espaciotemporais e temáticos com um empreendimento identificado com a produção de suas próprias subjetividades. Tais resultados são discutidos à luz dos esforços de pesquisa correntes voltados para o desenvolvimento de um enfoque pós-social nos estudos do letramento. 

Palavras-chave: novos letramentos, subjetividade, Teoria Ator-Rede.

Biografia do Autor

Marcelo El Khouri Buzato, UNICAMP

Doutor em Linguística Aplicada. Docente do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Atua na área de Linguagens e Tecnologias do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada do IEL.

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Publicado

2012-03-07

Como Citar

Buzato, M. E. K. (2012). Práticas de letramento na ótica da Teoria Ator-Rede: casos comparados. Calidoscópio, 10(1), 65–82. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.07

Edição

Seção

Artigos