Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita

Autores

  • Ana Paula Marques Beato-Canato Universidade Fededal do Rio de Janeiro
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Gêneros textuais/discursivos, letramento e sequências didáticas têm sido tão amplamente empregados por professores e pesquisadores que parecem ter se tornado ‘chaves mágicas’, como menciona Bunzen (2004) ao tratar de gêneros textuais/discursivos. Certamente, ao fazer uso de tais conceitos, assumimos a busca por um ensino mais significativo, que possibilite que o aluno aja em sociedade de maneira mais consciente e crítica. Ou seja, ensejamos contribuir para o letramento dos educandos para práticas sociais diversas. Contudo, a larga utilização de tais termos nos traz a preocupação da possível redução de suas noções e até mesmo uma camuflagem, isto é, uma nova gramática no nível do texto (Signorini, 2001). Conscientes da provável distância existente entre o que queremos e o que de fato realizamos, como professoras-pesquisadoras alinhadas ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), desenvolvemos um instrumento de análise de sequências didáticas com foco na escrita, que foi empregada para a análise do material utilizado ao longo da coleta de dados da pesquisa de doutoramento de uma de nós. A intenção é utilizá-lo para avaliar criticamente nosso próprio material e perceber se pode (ou não) colaborar efetivamente para que o aluno desenvolva capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004) necessárias para agir em contextos sociais específicos. Neste texto, objetivamos retomar alguns conceitos do ISD que embasam nosso trabalho, expor nossa proposta de análise e discuti-la.

Biografia do Autor

Ana Paula Marques Beato-Canato, Universidade Fededal do Rio de Janeiro

Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ/IFRJ–Rio de Janeiro) (anabeato@uol.com.br), mestre e doutora em Estudos da Linguagem (UEL), é professora adjunta de língua inglesa na UFRJ e pesquisadora do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (UEL). Seus principais interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores e produção de material didático.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

ossui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado (2002) e pós doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). É parecerista da revista Linguagem em (Dis)curso, da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada e da Revista Linguagem e Ensino. Foi membro da comissão editorial da revista SIGNUM: Estudos da Linguagem (UEL) por 4 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, educação inicial e continuada e ensino de língua estrangeira. É Pesquisadora em Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária desde 2008.

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Publicado

2012-03-26

Como Citar

Beato-Canato, A. P. M., & Cristovão, V. L. L. (2012). Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita. Calidoscópio, 10(1), 33–48. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.04

Edição

Seção

Artigos