Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita
Resumo
Gêneros textuais/discursivos, letramento e sequências didáticas têm sido tão amplamente empregados por professores e pesquisadores que parecem ter se tornado ‘chaves mágicas’, como menciona Bunzen (2004) ao tratar de gêneros textuais/discursivos. Certamente, ao fazer uso de tais conceitos, assumimos a busca por um ensino mais significativo, que possibilite que o aluno aja em sociedade de maneira mais consciente e crítica. Ou seja, ensejamos contribuir para o letramento dos educandos para práticas sociais diversas. Contudo, a larga utilização de tais termos nos traz a preocupação da possível redução de suas noções e até mesmo uma camuflagem, isto é, uma nova gramática no nível do texto (Signorini, 2001). Conscientes da provável distância existente entre o que queremos e o que de fato realizamos, como professoras-pesquisadoras alinhadas ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), desenvolvemos um instrumento de análise de sequências didáticas com foco na escrita, que foi empregada para a análise do material utilizado ao longo da coleta de dados da pesquisa de doutoramento de uma de nós. A intenção é utilizá-lo para avaliar criticamente nosso próprio material e perceber se pode (ou não) colaborar efetivamente para que o aluno desenvolva capacidades de linguagem (Schneuwly; Dolz, 2004) necessárias para agir em contextos sociais específicos. Neste texto, objetivamos retomar alguns conceitos do ISD que embasam nosso trabalho, expor nossa proposta de análise e discuti-la.
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