Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens

Autores

  • Glaís Sales Cordeiro
  • Isabel Cristina Michelan de Azevedo
  • Vanda Lúcia Mattos

Resumo

Até 1997, na 3a série do ensino fundamental do “Colégio Arquidiocesano de São Paulo” (Brasil), o trabalho com produção de textos (predominantemente narrativos) focalizava sobretudo os aspectos gramaticais e ortográficos. Ao entrar em contato com a proposta de trabalho com gêneros textuais em seqüências didáticas de Dolz e Pasquier (1994), Schneuwly (1994), Dolz e Schneuwly (1996), Schneuwly e Dolz (1999), os coordenadores e professores da 3a série elaboraram uma seqüência didática para o ensino/aprendizagem de narrativas de aventuras de viagens. Neste artigo, apresentamos sucintamente essa seqüência didática, assim como a síntese dos resultados mais importantes de doze produções de alunos analisadas antes e após a aplicação da seqüência. Temos como objetivo apontar os ganhos que esse dispositivo pode trazer para a prática do professor em sala de aula.

Palavras-chave: produção de textos escritos, seqüências didáticas, narrativas de aventuras de viagens.

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Publicado

2021-05-27

Como Citar

Cordeiro, G. S., Azevedo, I. C. M. de, & Mattos, V. L. (2021). Trabalhando com seqüências didáticas: uma proposta de ensino e de análise de narrativas de aventuras de viagens. Calidoscópio, 2(1), 29–42. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6479

Edição

Seção

Artigos