A co-construção de uma carta como objeto- de-discurso e de ensino-aprendizagem em uma aula de língua materna (LM)
Resumo
Neste trabalho, apresentamos o resultado da análise de uma aula de LM para alunos de 6ª série do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Campinas/SP. Nessa aula, houve a construção coletiva de uma carta para a diretora da escola. A carta, por se constituir um novo referente, além de um objeto de ensino-aprendizagem, também se constituiu como um objeto de discurso. Além dos estudos da sociolinguística interacional, as análises também estão fundamentadas nos estudos sobre referenciação oriundos da análise conversacional de inspiração etnometodológica.
Palavras-chave: ensino de escrita, objetos-de-discurso, interação, ensino-aprendizagem de língua materna.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.