Atividades de retextualização no ensino da oralidade

Autores

  • Juliana Bacan Zani Universidade São Francisco
  • Gustavo Lima Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Joaquim Dolz Universidade de Genebra

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.04

Resumo

O presente artigo busca dar continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a partir de uma experiência vivenciada no âmbito de um minicurso sobre fábulas para professores, no qual os participantes foram desafiados a encenar uma fábula escrita, transformando-a em uma fábula teatralizada (Dolz; Lima; Zani, 2020 e 2021). Acreditamos que o recorte aqui apresentado é inovador, pois tem como objetivo focalizar especificamente as potencialidades das atividades de retextualização (Marcuschi, 2004) no contexto da didática da oralidade. A teatralização de uma fábula no âmbito de um itinerário didático revelou-se bastante produtiva no sentido de se pensar acerca dos processos de retextualização em atividades envolvendo a produção de gêneros orais na escola.

Biografia do Autor

Gustavo Lima, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutor em Letras (Linguística). Professor Associado 1 da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco.

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra

Professor catedrático e pesquisador em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra – Suíça.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Bacan Zani, J., Lima, G., & Dolz, J. (2024). Atividades de retextualização no ensino da oralidade. Calidoscópio, 22(1), 73–86. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.04