Atividades de retextualização no ensino da oralidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.04Resumo
O presente artigo busca dar continuidade a estudos anteriores que desenvolvemos a partir de uma experiência vivenciada no âmbito de um minicurso sobre fábulas para professores, no qual os participantes foram desafiados a encenar uma fábula escrita, transformando-a em uma fábula teatralizada (Dolz; Lima; Zani, 2020 e 2021). Acreditamos que o recorte aqui apresentado é inovador, pois tem como objetivo focalizar especificamente as potencialidades das atividades de retextualização (Marcuschi, 2004) no contexto da didática da oralidade. A teatralização de uma fábula no âmbito de um itinerário didático revelou-se bastante produtiva no sentido de se pensar acerca dos processos de retextualização em atividades envolvendo a produção de gêneros orais na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.