(Re)Textualização de Materiais Didáticos para uma Proposta de Educação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.11

Palavras-chave:

Gênero emergente, Pesquisa Colaborativa, Estudo da Gramática

Resumo

Este artigo explora o processo de (re)textualização de Vídeos Didáticos (VD) a partir de Textos Didáticos (TD), desenvolvidos no contexto do LabGram, uma plataforma criada para apoiar a prática da Educação Científica, utilizável em escolas brasileiras. Com base na Pesquisa Baseada em Design (PBD), o estudo tem como objetivo criar materiais multimodais que promovam o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes da educação básica. Os estudos de Marcuschi foram fundamentais para sustentar teoricamente a criação de gêneros emergentes, que conectam teoria e prática de forma dinâmica e interativa. A metodologia PBD permitiu uma abordagem interventiva e colaborativa, resultando na concepção de VD que ampliam o uso dos TD por meio de recursos multimodais. Os resultados indicam que a retextualização desses materiais didáticos contribui para um estudo de gramática mais significativo, acessível e inovador.

 

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Linguística
Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University
(Egito). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica
(CNPq/PIBIC) por três anos. É professor Titular (Classe E) na Universidade Federal do
Tocantins (UFT), onde leciona na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no
Câmpus de Palmas, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, no Câmpus de Porto
Nacional. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de
Língua e Literatura, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). É
coordenador do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens (PLES) e do Laboratório
Virtual de Pesquisa Escolar com Gramática (LabGram). Foi docente do Mestrado
Profissional em Letras (ProfLetras), na UFNT. É bolsista de produtividade do CNPq
(PQ 1D) e segundo secretário da Gestão 2023-2025, Pluralizar e Democratizar, da
Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É representante regional
(Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil) da comissão gestora da Associação de
Linguística Sistêmico-funcional da América Latina (2017-2020/2020-2023). Tem
experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos Estudos do
Letramento, compreendendo os seguintes conteúdos: ensino de gramática, gêneros
textuais, alfabetização, material didático, currículo, práticas de escrita, práticas de
leitura, formação de professores e educação científica. Foi membro do Comitê de
Assessoramento de Letras e Linguística - CA-LL/CNPq (2021-2024) e coordenou o
Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e
Doutorado) durante quatro anos. Foi membro da Diretoria (2016-2017) e do Conselho
Consultivo (2018-2019) da ALAB. É membro da ALAB, da Associação Brasileira de
Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Trabalho Formação de Educadores na
Linguística Aplicada (ANPOLL).

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Mendes, J., & Rodrigues Silva, W. (2024). (Re)Textualização de Materiais Didáticos para uma Proposta de Educação Científica. Calidoscópio, 22(1), 201–222. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.11