(Re)Textualização de Materiais Didáticos para uma Proposta de Educação Científica
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.11Palavras-chave:
Gênero emergente, Pesquisa Colaborativa, Estudo da GramáticaResumo
Este artigo explora o processo de (re)textualização de Vídeos Didáticos (VD) a partir de Textos Didáticos (TD), desenvolvidos no contexto do LabGram, uma plataforma criada para apoiar a prática da Educação Científica, utilizável em escolas brasileiras. Com base na Pesquisa Baseada em Design (PBD), o estudo tem como objetivo criar materiais multimodais que promovam o ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa para estudantes da educação básica. Os estudos de Marcuschi foram fundamentais para sustentar teoricamente a criação de gêneros emergentes, que conectam teoria e prática de forma dinâmica e interativa. A metodologia PBD permitiu uma abordagem interventiva e colaborativa, resultando na concepção de VD que ampliam o uso dos TD por meio de recursos multimodais. Os resultados indicam que a retextualização desses materiais didáticos contribui para um estudo de gramática mais significativo, acessível e inovador.
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