Entrevista com Joaquim Dolz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.12

Resumo

Entrevista com Joaquim Dolz.

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Universidade de Genebra (Suíça)

Professor de didática de línguas na FAPSE-UNIGE.

Luzia Bueno, Universidade São Francisco (USF)

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (USF). É doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gêneros textuais, letramento, leitura e escrita, linguagem e trabalho do professor. 

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua em pesquisas com ênfase no agir professoral, considerando a formação docente e as condições de trabalho do professor e do estagiário, bem como o letramento de ambos.

Ana Maria de Mattos Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em aquisição e desenvolvimento de linguagem e ensino-aprendizagem de língua materna. Suas pesquisas atuais estão ligadas à aprendizagem de língua portuguesa, sobretudo no que se refere à produção escrita e oral, à análise linguística e à formação de professores dessa área.

Ecaterina Bulea Bronckart, Universidade de Genebra (UNIGE)

Professora associada de didática da língua francesa na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (UNIGE). Seu trabalho de pesquisa abrange principalmente as áreas de ensino de francês como primeira língua, com particular ênfase no ensino da  gramática  e  nas  articulações  internas  da  disciplina  “língua  francesa”,  as  teorias  gerais  da linguagem, particularmente reexaminando a obra fundadora de Ferdinand de Saussure e o papel da linguagem  no  processo  de  desenvolvimento psicológico  e  no  desenvolvimento  profissional  de professores, analisando nesse contexto os efeitos de interações verbais e abordagens para a análise de práticas.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Dolz, J., Bueno, L., Leurquin, E. V. L. F., Guimarães, A. M. de M., & Bronckart, E. B. (2023). Entrevista com Joaquim Dolz. Calidoscópio, 21(1), 218–228. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.12