O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita

Autores

  • Pamela Tais Clein Capelin Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) https://orcid.org/0000-0002-9063-7982

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.02

Resumo

 Este artigo se volta para o tema do letramento acadêmico, com o objetivo de refletir sobre as abordagens de escrita que subjazem ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e aos Planos de Ensino das disciplinas da área de Língua Portuguesa do Curso de Letras da Unioeste – Campus de Cascavel/PR, estabelecendo relações com as abordagens de escrita elencadas por Lea e Street (2014). As reflexões são oriundas de uma pesquisa de mestrado (Capelin, 2022) desenvolvida por meio de análise documental voltada para o PPP e para os Planos de Ensino do referido Curso. Os resultados demonstram que, de modo geral, as três abordagens com foco na escrita – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos (Lea e Street, 2014) – subjazem, ainda que de maneira implícita, ao PPP e aos Planos de Ensino do Curso de Letras da instituição investigada, todavia, a que predomina, na maioria dos Planos de Ensino é a abordagem com foco nas habilidades de estudo (Lea e Street, 2014).

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores; Letramento Acadêmico; Abordagens de Escrita.

Biografia do Autor

Pamela Tais Clein Capelin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Campus Maringá/PR. Mestra em Letras, área de concentração: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus Cascavel/PR. Bolsa Capes. Graduada em Letras Português  e Espanhol - Licenciatura, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Realeza/PR.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Doutora em Estudos da
Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Email: tehubes@
gmail.com

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Capelin, P. T. C., & Costa-Hübes, T. da C. (2023). O letramento acadêmico e a formação inicial de professor do Curso de Letras: um estudo documental com foco nas abordagens de escrita. Calidoscópio, 21(2), 252–268. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.02