Projeto de engenharia didática, produção textual e o desenvolvimento de capacidades de linguagem com o gênero notícia digital nas aulas de Língua Portuguesa na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.04

Resumo

O artigo se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem e apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar práticas de produção textual a partir de usos sociais de linguagem no contexto do letramento escolar. Especificamente, analisa o desenvolvimento de capacidades linguageiras na produção textual do gênero notícia digital, elaborada por duas alunas do 7º ano de uma escola da rede particular de ensino localizada na cidade de Santana - Amapá. A pesquisa-ação foi fundamentada no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e nas discussões sobre capacidades de linguagem. Na análise dos dados, referentes à primeira e à segunda versão da produção do gênero notícia, centramo-nos nas capacidades de significação (Cristovão; Stutz, 2011; Cristovão, 2013) e nas capacidades de ação (Dolz; Pasquier; Bronckart, 1993; Cristivão, 2013) mobilizadas pelas agentes-produtoras na elaboração do gênero objeto de ensino no projeto. Os resultados demonstram que em sua produção inicial as alunas apresentavam domínio parcial das capacidades de linguagem de significação e ação em relação ao gênero. Todavia, a partir da segunda versão é possível observar a mobilização dessas capacidades de linguagem pelas produtoras, capacidades essas que foram trabalhadas durante a intervenção didática realizada no decorrer da pesquisa. Foi possível observar o desenvolvimento, por parte das alunas, de representações semióticas do gênero e a mobilização de capacidades de significação que auxiliaram na ampliação das demais capacidades de linguagem referentes ao funcionamento social do gênero notícia em práticas reais de uso da linguagem.

Palavras-chave: Produção textual; Notícia digital; Práticas sociais de linguagem.

Biografia do Autor

Rosivaldo Gomes, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá (DEPLA/UNIFAP)

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá, na área de Educação e formação de professores.Atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

Adelma Barros-Mendes, UNIFAP

Doutora em Linguística Aplicada - PUC-SP. Docente da UNIFAP.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

Gomes, R., & Barros-Mendes, A. (2023). Projeto de engenharia didática, produção textual e o desenvolvimento de capacidades de linguagem com o gênero notícia digital nas aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Calidoscópio, 21(1), 61–80. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.04