A atorialidade: conceito e repercussão na docência
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.09Resumo
Este artigo se insere nas discussões sobre o trabalho do professor e propõe a análise da atorialidade como um fator constituinte da profissionalidade docente. Para isso, retomamos aspectos pertinentes para a compreensão do seu conceito, o qual comporta características próprias do ator no nível da representação do papel do actante, ou seja, o indivíduo fonte do agir. Para fundamentar esta abordagem, utilizamos o escopo teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (Bronckart, 1999, 2006, 2008, 2013; Bulea, 2010, 2016; Almeida, 2015), trazendo as contribuições da Didática das Línguas, mais especificamente, os gestos didáticos (Aeby-Daghé; Dolz, 2008; Schneuwly, 2009). Os dados são oriundos de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora após sua participação em um dos módulos do curso de formação continuada, que tinha como proposta a realização de um Projeto Didático de Gênero com sua turma de alunos. Para a análise, aproximamos as “lentes” para identificar as figuras de ação. Os resultados revelam a verbalização dos elementos constitutivos da atorialidade docente que são as capacidades, os motivos e as intenções, com destaque para a relevância dos gestos didáticos no plano da intencionalidade.
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; atorialidade; dimensões do agir.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.