A atorialidade: conceito e repercussão na docência

Autores

  • Alessandra Preussler de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.09

Resumo

Este artigo se insere nas discussões sobre o trabalho do professor e propõe a análise da atorialidade como um fator constituinte da profissionalidade docente. Para isso, retomamos aspectos pertinentes para a compreensão do seu conceito, o qual comporta características próprias do ator no nível da representação do papel do actante, ou seja, o indivíduo fonte do agir. Para fundamentar esta abordagem, utilizamos o escopo teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (Bronckart, 1999, 2006, 2008, 2013; Bulea, 2010, 2016; Almeida, 2015), trazendo as contribuições da Didática das Línguas, mais especificamente, os gestos didáticos (Aeby-Daghé; Dolz, 2008; Schneuwly, 2009). Os dados são oriundos de uma entrevista semiestruturada realizada com uma professora após sua participação em um dos módulos do curso de formação continuada, que tinha como proposta a realização de um Projeto Didático de Gênero com sua turma de alunos. Para a análise, aproximamos as “lentes” para identificar as figuras de ação. Os resultados revelam a verbalização dos elementos constitutivos da atorialidade docente que são as capacidades, os motivos e as intenções, com destaque para a relevância dos gestos didáticos no plano da intencionalidade.

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo; atorialidade; dimensões do agir.

 

Biografia do Autor

Alessandra Preussler de Almeida

Professora de Língua Portuguesa/Língua Inglesa e assessora pedagógica da SecretariaMunicipal de Educação de Novo Hamburgo/RS. Licenciada em Letras e Mestre emLinguagem no Contexto Social pela UFRGS. Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS). Trabalha com formação de professores da Educação Básica. Tem experiência na área de Educação e Linguística, especialmente nos seguintes temas: formação de professores, projeto didático de gêneros, interacionismo sociodiscursivo, sociolinguística e variação. Atualmente, pesquisa possibilidades de qualificação do trabalho docente e a atorialidade na constituição da profissionalidade do professor.

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

Preussler de Almeida, A. (2023). A atorialidade: conceito e repercussão na docência. Calidoscópio, 21(1), 158–178. https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.09