A sequência didática: ampliando a reflexão sobre este dispositivo
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.211.03Palavras-chave:
Sequência didática; Saberes; Avaliação formativaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir a relevância do dispositivo sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de produção de gêneros orais e escritos, dando ênfase aos saberes a ele relacionados e, em especial, aos componentes avaliação formativa e regulação. Trata-se de uma pesquisa documental de duas dissertações de 2018, desenvolvidas no âmbito do programa de mestrado profissional em letras. Este trabalho se ancora nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999), Dolz et al., (1993/2017); Dolz et al., (2001/2004); Hofstetter e Schneuwly (2009); Vanhulle (2009), no contexto da didática das línguas. Para a avaliação, apoiamo-nos em Allal, (1999; 2018; 2021). A partir dessa base teórica, analisamos os saberes para ensinar, sobretudo em relação ao dispositivo sequência didática, focalizando a avaliação formativa e a regulação como componentes indispensáveis para aprendizagem e desenvolvimento. A análise mostra que os professores mobilizam diferentes saberes para a construção de sua sequência e, ao mesmo tempo, apresentam algumas dificuldades na compreensão teórica da proposta, o que implica lacunas na construção de uma sequência didática e na sua implementação. Entre elas se destaca a ausência de avaliação formativa e de regulação, um possível indicador de falta de saberes relativos à avaliação.
Palavras-chave: Sequência didática; Saberes; Avaliação formativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.