Imagens das línguas portuguesa, inglesa e japonesa nos planos de ensino da graduação em Linguística Aplicada à Tradução da Universidad de Santiago de Chile

Authors

  • José Genival Bezerra Ferreira Universidade de Évora (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.02

Abstract

O artigo apresenta os resultados parciais do projeto de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade São Paulo e tem como objetivo, entre outros, o de entender como as imagens das línguas portuguesa, inglesa e japonesa são construídas nos planos de ensino da graduação em Linguística Aplicada à Tradução da Universidad de Santiago de Chile. O percurso metodológico é de abordagem qualitativa e ancoramo-nos na Análise de Conteúdo de Bardin (2011), aliada à análise de vários teóricos da imagem, como Villafañe (2003), Didi-Huberman (2012), Braga (2020), dentre outros. Com base nos levantamentos preliminares das análises dos programas, os qualificadores dados a essas línguas constroem “imagens de línguas”, que promovem uma hierarquia entre elas, funcionando como um processo de categorização social e, em seguida, de julgamento e estereotipagem de uma língua em relação a outra, sugerindo que os conteúdos de língua portuguesa constroem, dentre outras, a imagem da cultura, mas também da facilidade pela semelhança com espanhol; ao passo que a imagem da língua inglesa é a língua da oportunidade, do emprego, “a mais importante” e a língua japonesa, a língua da tecnologia, dos animes, dos mangás.

Palavras-chave: Línguas; Planos de Ensino; Imagem.

Author Biography

José Genival Bezerra Ferreira, Universidade de Évora (Portugal)

Investigador do Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Évora, Portugal.  É doutor em Linguística pela mesma Universidade.

Published

2023-09-27

How to Cite

Bezerra Ferreira, J. G. (2023). Imagens das línguas portuguesa, inglesa e japonesa nos planos de ensino da graduação em Linguística Aplicada à Tradução da Universidad de Santiago de Chile. Calidoscópio, 21(3), 439–460. https://doi.org/10.4013/cld.2023.213.02