Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE)

Autores

  • Alexandra Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Márluce Coan Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.07

Palavras-chave:

Variation, Matériaux Didactiques, Portugais Langue Étrangère

Resumo

Neste artigo, analisamos atividades referentes à variação na codificação do sistema temporal (tempo/aspecto/modo) em dois cadernos de exercícios da coleção Bem-Vindo (Calles et al; Burim e Medrado, 2013). Das 23 questões sobre tempo/aspecto/modo do caderno para estudantes de origem latina, somente 04 dão margem a considerações sobre variação; já no caderno destinado aos estudantes de origem anglo-saxônica, há 07 atividades propícias ao tratamento da variação das 39 observadas. Do caderno destinado aos estudantes de origem latina, somente uma questão se volta estritamente à variação em perspectiva clássica (na acepção de mesmo significado referencial): variação entre imperativo versus infinitivo em atos de comando.  Das outras três, embora valores temporais igualitários estejam em cena, há divergências aspectuais e/ou modais. No caderno para alunos de origem anglo-saxônica, há questões sobre forma simples versus composta do pretérito mais-que-perfeito; perfeito e imperfeito; presente do indicativo e futuro do pretérito; pretérito perfeito composto e presente do indicativo; formas de imperativo em função dos pronomes (tu x você); ser/estar auxiliares e particípio passado. Essas tendências de tratamento variacionista apontadas podem fomentar a elaboração de outros materiais didáticos, o que implicaria consonância com o que a literatura linguística tem evidenciado em descrições sobre fenômenos em variação.

Palavras-chave: Variação; Materiais Didáticos; Português Língua Estrangeira.

Biografia do Autor

Alexandra Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Márluce Coan, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Pós-Doutorado em Linguística Histórica pela Universidade de Santiago de Compostela (2019-2020). Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Coordena o grupo de pesquisa Línguas & Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica) e é pesquisadora do grupo SOCIOLIN-CE (Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística Variacionista, Funcionalismo e Sociofuncionalismo.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Araújo, A., & Coan, M. (2023). Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE). Calidoscópio, 21(2), 340–360. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.07