A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária

Autores

  • Andréa Ramos de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Ana Luzia Videira Parisotto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.01

Palavras-chave:

Teacher education, Teaching of mother tongue, Textbook

Resumo

Este artigo, elaborado a partir de pesquisa-ação crítico colaborativa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, enfocou processos formativos continuados sobre o ensino da produção textual, envolvendo docentes, gestores de escola e de sistema. Visa à análise de modelo formativo implementado em rede municipal do interior paulista pela exposição das bases teóricas que o sustentaram e apresentação de desdobramentos de encontros formativos. Utiliza dados do questionário aplicado e de filmagens realizadas, analisados pela triangulação de dados. No campo da formação docente, tomaram-se estudos de Eraut (1987), Ferry (1987), Zeichner (1993), Demailly (1997), Pacheco e Flores (1999), Day (2001), Oliveira-Formosinho (2009), Cardoso et. al. (2012), Diniz-Pereira (2014), Shulman (2014), Carnin (2015), Guimarães (2016), Ferreira e Santos (2016).  Os resultados, neste recorte, levam à identificação da utilização do livro didático e de propostas disponíveis na Internet para trabalhar a produção de textos, revelando a necessidade de desenvolvimento do olhar crítico dos professores sobre as fontes consultadas. As estratégias formativas utilizadas permitiram o reconhecimento pelos participantes da proximidade entre seus planejamentos e a estrutura dos livros didáticos. Constata-se que a autoria no planejamento docente pode ressignificar o fazer pedagógico. 

Palavras-chave: Formação Docente; Ensino de Língua Materna; Livro Didático.

Biografia do Autor

Andréa Ramos de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutorado em Educação pela UNESP-Presidente Prudente (2022). Mestrado em Educação pela UNESP-Presidente Prudente (2017). Especialização em Língua Portuguesa pela UNICAMP (2011) e em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Ciências e Letras de Jales (1999). Complementação Pedagógica - Pedagogia (2005). Graduação em Letras - Licenciatura Plena - Faculdades Toledo de Araçatuba (1997). Atualmente é Supervisora de Ensino. Foi professora de Língua Portuguesa na rede estadual, de Redação na rede privada. Participou, na qualidade de corretora, da correção da Redação do Vestibular Nacional UNICAMP/2000 e do ENEM/2000. Participa do grupo de pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior", na UNESP-Presidente Prudente.

Ana Luzia Videira Parisotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

É licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/Assis (1990), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Letras. Concluiu o Mestrado em 1999 e o Doutorado em 2004. Fez Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências e Letras, Unesp/ Araraquara, 2015-2016. É docente e pesquisadora em RDIDP na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, câmpus de Presidente Prudente. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Sua pesquisa está concentrada principalmente nos seguintes temas: linguística, ensino/aprendizagem de língua portuguesa como língua materna ou estrangeira, produção de texto, leitura e formação do professor. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior" e pesquisadora do Grupo "InViTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): Línguas estrangeiras para todos". Identificação da autora em bases de dados: ORCID - https://orcid.org/0000-0001-9786-745X , ResearcherID:http://www.researcherid.com/rid/J-6640-2013, MyCitations (Google Scholar): http://scholar.google.com.br/citations?user=_wTSsB0AAAAJ.

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Oliveira, A. R. de, & Parisotto, A. L. V. (2023). A formação docente para o ensino da produção de textos na escola básica: uma transgressão necessária. Calidoscópio, 21(2), 231–251. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.01